As três operadoras móveis já deram conta da forma como o apagão está a afetar as redes, deixando milhões de clientes sem acesso à internet e às redes de comunicações móveis, mesmo que ainda tenham bateria nos seus equipamentos.

A NOS confirmou hoje que a falha energética está afetar os serviços fixos e móveis em algumas zonas e ativou o plano de contingência e que, dependendo da duração da reposição, esse impacto poderá ser generalizado.

A operadora "confirma que a falha de energia a nível nacional, à qual a NOS é alheia, está a afetar os serviços fixos e móveis nalgumas zonas do país" e que, "dependendo da duração da falha de energia, este impacto poderá ser generalizado a todos os serviços, em todo o país", disse fonte oficial à Lusa

Segundo a mesma fonte, a operadora "ativou imediatamente o plano de contingência e as [suas] equipas técnicas estão a acompanhar a situação de forma a garantir estabilidade dos serviços durante esta fase e também no processo de recuperação", assegurou a mesma fonte.

A situação na Meo é semelhante. "A Meo confirma que, devido à falta de energia elétrica sentida em Portugal Continental, os seus serviços se encontram temporariamente com perturbações", afirmou fonte da operadora à agência noticiosa.

"Ativamos de imediato o nosso plano de contingência, unindo todos os esforços de forma a garantir a maior estabilidade possível dos serviços", acrescentou.

A Vodafone confirma a existência de perturbações de rede devido à falta de energia elétrica e alerta que, caso a reposição se prolongue excessivamente, "é expectável" deterioração da capacidade das suas redes, afirmou à Lusa fonte oficial.

"A Vodafone confirma a existência de perturbações na sua rede decorrentes da falta generalizada de energia elétrica verificada na manhã desta segunda-feira". "Nessa sequência, os mecanismos para garantir a continuidade da operação foram desencadeados, tal como previsto", avançou a mesma fonte.

Caso o período de reposição da energia "se prolongue excessivamente, é expectável que ocorra deterioração da capacidade das nossas redes", avisa.

Como avança o Público, as chamadas através das redes móveis da NOS e da Vodafone voltaram a ser possíveis. Por  outro lado, os clientes da Meo ainda não conseguem realizar chamadas.

(*Com Lusa)