
As três operadoras móveis já deram conta da forma como o apagão está a afetar as redes, deixando milhões de clientes sem acesso à internet e às redes de comunicações móveis, mesmo que ainda tenham bateria nos seus equipamentos.
A NOS confirmou hoje que a falha energética está afetar os serviços fixos e móveis em algumas zonas e ativou o plano de contingência e que, dependendo da duração da reposição, esse impacto poderá ser generalizado.
A operadora "confirma que a falha de energia a nível nacional, à qual a NOS é alheia, está a afetar os serviços fixos e móveis nalgumas zonas do país" e que, "dependendo da duração da falha de energia, este impacto poderá ser generalizado a todos os serviços, em todo o país", disse fonte oficial à Lusa
Segundo a mesma fonte, a operadora "ativou imediatamente o plano de contingência e as [suas] equipas técnicas estão a acompanhar a situação de forma a garantir estabilidade dos serviços durante esta fase e também no processo de recuperação", assegurou a mesma fonte.
A situação na Meo é semelhante. "A Meo confirma que, devido à falta de energia elétrica sentida em Portugal Continental, os seus serviços se encontram temporariamente com perturbações", afirmou fonte da operadora à agência noticiosa.
"Ativamos de imediato o nosso plano de contingência, unindo todos os esforços de forma a garantir a maior estabilidade possível dos serviços", acrescentou.
A Vodafone confirma a existência de perturbações de rede devido à falta de energia elétrica e alerta que, caso a reposição se prolongue excessivamente, "é expectável" deterioração da capacidade das suas redes, afirmou à Lusa fonte oficial.
"A Vodafone confirma a existência de perturbações na sua rede decorrentes da falta generalizada de energia elétrica verificada na manhã desta segunda-feira". "Nessa sequência, os mecanismos para garantir a continuidade da operação foram desencadeados, tal como previsto", avançou a mesma fonte.
Caso o período de reposição da energia "se prolongue excessivamente, é expectável que ocorra deterioração da capacidade das nossas redes", avisa.
Como avança o Público, as chamadas através das redes móveis da NOS e da Vodafone voltaram a ser possíveis. Por outro lado, os clientes da Meo ainda não conseguem realizar chamadas.
(*Com Lusa)
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Clair Obscur: Expedition 33 é uma carta de amor de França aos RPGs japoneses -
App do dia
Bomber Friends inspira-se no clássico Bomberman numa experiência multijogador online para oito amigos -
Site do dia
Grave o ecrã com a extensão Supercut e partilhe rapidamente o vídeo -
How to TEK
Já pode trocar o assistente da Google pelo ChatGPT no smartphone. Veja como
Comentários