
Hoje, por volta das 11h30, Portugal foi afetado por um "apagão", com relatos de falhas de energia por toda a região continental. As falhas gerais na rede de energia também se fazem sentir em Espanha e, algumas regiões em França também foram afetadas, avança a impresa internacional.
Mesmo com um "apagão", as redes sociais continuam a servir de palco para as reações dos internautas, que partilham as suas preocupações, receios e frustrações com o sucedido. Há também quem tente lidar com a situação através do humor e, como seria de esperar, os memes também fazem parte das primeiras reações ao "apagão", como pode ver na galeria que se segue.
Clique nas imagens para ver as reações partilhadas nas redes sociais
Numa altura de maior sobressalto, em que há muita informação a circular nas redes sociais, a VOST (Associação de Voluntários Digitais em Situações de Emergência) Portugal lembra a importância de manter a calma, incluindo no que toca à partilha de informação não-oficial.
Em Portugal, o "apagão" está a afetar o funcinamento de vários sectores e os militares estão a ser convocados para uma estratégia de auxílio à população. Nos hospitais, por exemplo, estão a ser usados geradores para manter o funcionamento durante a situação de energência. Há relatos de que existem falhas nas redes móveis, que afetam as comunicações, e de que as caixas de Multibanco também estão fora de serviço, além de transtornos causados no trânsito por falhas no funcionamento dos semáfotos.
O caso já foi reportado ao Centro Nacional de Cibersegurança pela Sharing Analysis Community, o grupo que liga todos os fornecedores de energia em Portugal. A causa ainda é desconhecida e segundo fonte do organismo, o incidente foi remetido para a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
A E-Redes explicou à Rádio Renascença que a rede elétrica europeia sofreu uma avaria, levando a REN a optar por fazer cortes de energia sequenciais. Segundo a Lusa, o Governo diz que o problema "terá tido origem" fora de Portugal. O Governo diz que está a trabalhar, em conjunto com agentes públicos e privados, para "o mais rapidamente possível" retomar a situação de normalidade no fornecimento de energia, embora sem apontar prazo. O 24 avança que o país entrou em DEFCON, classificação de estado de alerta para condições de emergência.
A RR diz ainda que no Metro de Lisboa há dezenas de pessoas que estão presas nas carruagens, retidas em túneis. E se a energia não for restaurada em breve, as pessoas devem ser retirados pelos túneis. A Fertagus também informou que os comboios estão parados, num dia que está a ser também afetado pela greve na CP.
A PSP pede à população para reduzir a velocidade na estradas e ter uma atenção redobrada, dando também instruções às pessoas para evitarem viagens desnecessárias. "Respeite as orientações da PSP no terreno. Reduza a velocidade e redobre a atenção. Priorize a circulação segura: a sua calma salva vidas", lê-se na rede social X.
(Em atualização)
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Garmin Connect+ traz novas funcionalidades e aposta na IA para personalizar os treinos -
Site do dia
Transforme as suas apresentações e dê mais vida às ideias com a Napkin -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários