A Microsoft anunciou uma nova atualização para o Windows 11, refinando algumas das ferramentas para facilitar o trabalho ou o acesso a funcionalidades de forma mais dinâmica. As novidades estão a ser lançadas nas diferentes regiões, prometendo chegar em breve a todos os computadores.

No que diz respeito ao Windows 11 2022, é possível organizar ficheiros de forma mais simples, bastando arrastar e largar os mesmos entre separadores no Explorador de Ficheiros. Estes passam a ser movidos de forma mais rápida. Para quem tem necessidade de manter contactos com a equipa em trabalho remoto, o Windows 11 facilita agora o início de uma chamada mais rapidamente. Quando copia um número de telefone ou uma data, o Windows 11 faz sugestões rápidas para abrir aplicações, neste caso fazer uma chamada ou criar uma marcação de um evento no calendário.

Os utilizadores vão também poder fazer uma segurança do PC para proteger as suas informações importantes. Ou seja, a partir das aplicações e definições para os ficheiros e respetivas passwords, poderá criar um backup de segurança dessas informações através de passos mais simples.

Veja na galeria imagens das novas funcionalidades do Windows 11 2022

Para quem escreve demasiado rápido em editores de texto, por exemplo, pode ativar as funcionalidades de gestos para apagar, inserir ou adicionar texto em qualquer aplicação onde possa escrever. Por outro lado, também pode definir quais as notificações têm prioridade, funcionando mesmo quando ativa o modo Não Incomodar. Basta ir a Definições, Sistema e Notificações para definir aquelas que têm prioridade. E a aplicação do Relógio vai permitir abrir uma sessão de foco em qualquer altura, bastando escolher quanto tempo necessita de se concentrar.

Também poderá criar pastas para as suas aplicações mais importantes na barra Iniciar. Basta selecionar ou arrastar aquelas apps que necessita ter sempre à mão. E os ficheiros favoritos podem ser adicionados no Explorador de Ficheiros, passando a ser listados na barra de Início da aplicação, mas também nas aplicações do Office (em office.com), mas terá de ter uma conta ativa.

A nova atualização permite adicionar emojis em representação da sua família, sendo possível definir o tom de pele, por exemplo. Pode abrir o painel de emojis premindo a tecla do Windows e ponto (.). Se necessitar de fazer um vídeo, o Clipchamp é a nova aplicação de edição, permitindo criar modelos e personalização, usando textos, gráficos e autocolantes. E os conteúdos com áudio podem agora ser acompanhados com legendas em direto. A Microsoft diz que é possível captar todas as palavras, seja de uma reunião ou de podcasts. Pode personalizar o tipo de letra, cor, tamanho, etc. A opção está disponível nas ferramentas de acessibilidade nas definições.

Se não gosta da configuração do menu Iniciar, pode alterar o esquema, modificando a disposição dos ícones. Basta clicar com o botão direito do rato em qualquer parte do menu Iniciar para ajustar o esquema. O comando da Xbox suporta agora o acesso rápido aos jogos, através de um toque, bastando premir o botão Nexus (logotipo da Xbox). E caso esteja a jogar ou a partilhar o ecrã, pode configurar o sistema operativo para ativar automaticamente o modo Não Incomodar. Sempre que o sistema deteta determinadas tarefas, o modo é ativado.

Snapdragon 8 Gen 2 dá boost de IA ao Windows 11

Durante o Snapdragon Summit 2022, além da apresentação do novo processador Snapdragon 8 Gen 2 (que irá alimentar os primeiros smartphones de nova geração), foi revelada uma parceria com a Microsoft. O Windows 11 passa a ser alimentado pelo novo processador em algumas das experiências de inteligência artificial, além da introdução de uma nova plataforma de realidade aumentada, ou seja, a nova geração de óculos AR.

Windows 11 + Qualcomm

A parceria entre a Qualcomm e Microsoft vai permitir transformar os portáteis com funcionalidades de inteligência artificial, aumentando a sua performance, capacidade de processamento neural e maior eficiência. Foram criadas novas experiências otimizadas por IA, incluindo efeitos para o Windows Studio, incluindo o Voice Focus, Background Blur, Automatic Framing e Eye Contact. Estas tarefas computacionais obrigam a tarefas intensas, mas o motor de IA dedicado vai libertar o CPU e GPU, o que significará maior performance e eficiência energética.

A Microsoft já libertou o kit de desenvolvimento alimentado pelo Snapdragon 8cx Gen 3, introduzindo as ferramentas do motor de IA aos developers, que podem ser utilizadas em apps de produtividade, jogos ou aplicações criativas. Este kit foi utilizado pela Adobe para criar o seu Creative Suite, para tirar partido das ferramentas de IA da Qualcomm, a trabalhar com o seu Adobe Sensei. Isso significa ainda que a partir de 2023, mais aplicações da Adobe Creative Cloud se vão tornar nativas nos computadores Windows 11.

Além da otimização de IA, foi revelado no evento o Snapdragon AR2 Gen 1, uma plataforma criada de raiz para óculos que podem ser utilizados de forma confortável por maiores períodos de tempo. Os óculos pretendem ser o elo de ligação entre a realidade e o metaverso. O novo processador pretende ser mais leve, permitindo aos óculos serem também mais finos. Uma das características do processador de AR é o uso de aceleração por hardware dedicado que melhora o sensor de movimentos e a localização.

Por fim, a plataforma agrega dados da câmara e dos sensores, garantindo rastreamento ocular e autenticação de íris, de forma a otimizar a experiência da área para onde o utilizador está a olhar, ajudando a reduzir o consumo de energia.