A Microsoft vai permitir que os utilizadores de PCs baseados no Windows 8 Pro possam fazer downgrade ao seu sistema operativo, de acordo com informações que constam no acordo de licenciamento daquela versão do novo sistema operativo da Microsoft.

Os utilizadores poderão regressar ao sistema operativo Windows 7 ou mesmo à versão Vista, sem necessidade de pagar por duas cópias, mas o Windows XP deixa de estar contemplado neste acordo de utilização, ao contrário do que acontece com o Windows 7.

"Em vez de usar o software Windows 8 Pro, pode usar uma das seguintes versões: Windows 7 ou Windows Vista Business" - consta do acordo de licenciamento do Windows 8 Pro, citado pelo TechWorld, aplicável a novos computadores com instalação do sistema operativo realizado pelos OEM.

A eliminação do Windows XP da lista de versões às quais os utilizadores do Windows 8 Pro podem regressar, surge no seguimento da estratégia da Microsoft para esta versão do seu sistema operativo.

Em Abril passado, o fabricante anunciou que o Windows XP deixará de ter suporte técnico a partir de Abril de 2014 o que, na prática, representa formalmente o fim desta versão.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico