A empresa de segurança Trend Micro deu a conhecer algumas características das ameaças informáticas do mês de Setembro, altura em que foram detectados os worms Nuwar e Sohanad.



Em comunicado, a Trend Micro resumiu os incidentes que mais se destacaram no referido mês e frisou o ataque efectuado à página online da embaixada da Síria em Londres, que acabou por incluir códigos maliciosos no referido site.



No que diz respeito a vírus, a empresa destacou o ataque do código Troj_Agent.egk, que se propaga por email através de um arquivo em formato zip. Esta ameaça, a ser executada, descarrega um bot para os computadores e reporta as informações do sistema para um servidor remoto.



Mesmo assim, a meados de Setembro, uma nova variante do Sohanad apareceu através de uma mensagem do Yahoo Messenger que oferecia fotos da guerra do Iraque. Contudo, ao abrir o ficheiro era descarregado o vírus Worm_Sohanad.dj para o sistema do utilizador.



Por outro lado, um outro vírus, que já fez alguns estragos no passado, voltou a aparecer. Trata-se do del Angelina.A-B, que atacou os laptops Medion vendidos por uma loja alemã. Os computadores estavam instalados com Windows Vista e, embora tivessem o seu próprio antivírus, não permitiam desinstalação do código.



O worm Nuwar fez-se notar através de algumas novas variantes. A primeira apareceu durante o Dia do Trabalhador nos Estados Unidos e propagava-se através de um cartão electrónico que celebrava esse dia.



A segunda variante surgiu durante a temporada de futebol americano, NFL, e fazia-se passar por um sistema de busca de jogos online, dirigido aos admiradores daquele desporto.



A Trend Micro indica ainda que as aplicações do Office podem vir a converter-se em vectores de ameaça já que, em Setembro, surgiu o TROJ_ACDROPPER.K, um Trojan que chega como um ficheiro MDB, que é simplesmente uma base de dados Access. Este código permite colocar uma cópia de outro troiano no sistema infectado.



Notícias Relacionadas:

2007-01-15 - Novo worm ameaça utilizadores do Skype

2005-05-11 - Trend Micro lança alerta de médio risco para o vírus MYTOB.ED

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.