No papel, dar aos fãs a oportunidade de legendar os vídeos dos seus canais favoritos parece ser uma ideia de união e dedicação, para que independentemente da língua original, todos consigam compreender os conteúdos. Mas na prática não é o que acontece, segundo o YouTube. Em comunicado, a plataforma diz que a funcionalidade vai ser descontinuada a partir do próximo dia 28 de setembro.

De ter em conta que se trata apenas das contribuições da comunidade, porque a plataforma vai manter tanto as legendas que introduz manualmente nos seus vídeos, como o sistema de reconhecimento voz-para-texto da Google, que ajuda a gerar os textos automaticamente. As contribuições da comunidade são revistas e publicadas pelos próprios criadores, ou entram automaticamente caso o respetivo utilizador tenha reviews positivas por parte da comunidade.

Porém, tanto os criadores como os espetadores reportam constantemente que as legendas submetidas são praticamente spam, de fraca qualidade ou mesmo com abuso da ferramenta, resultando numa utilização de menos de 0,001% dos canais que publicam os textos submetidos pelos utilizadores, sobretudo no Japão e Coreia do Sul.

O YouTube dá assim 60 dias para os criadores de legendas finalizarem os projetos que têm em mãos ou guardados em rascunhos e publicá-los. Depois de 28 de setembro as ferramentas serão removidas, assim como projetos pendentes e por publicar. No entanto, todas as contribuições publicadas até à data vão manter-se como até aqui para sempre.

Numa espécie de prémio à comunidade mais dedicada, todos os criadores que usarem contribuições feitas pelos utilizadores em pelo menos três vídeos nestes últimos 60 dias até à eliminação da ferramenta, o YouTube vai oferecer uma subscrição de seis meses do serviço Amara.org. O serviço colaborativo permite também produzir facilmente legendas para os vídeos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.