Destinado a cidadãos de países fora da União Europeia, o título de residência electrónico soma actualmente mais de 150 mil documentos emitidos.

A aplicação do título de residência electrónico arrancou a 3 de Fevereiro de 2009 e desde então já foram emitidos 151.369 documentos a cidadãos estrangeiros a viver em Portugal, segundo dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), avançados pela Lusa.

A introdução do documento permitiu, segundo o SEF, reforçar mecanismos de segurança, já que são guardados dados biométricos do titular, eliminando a possibilidade de utilização por um portador ilegítimo.

O organismo sublinha ainda que os mecanismos de segurança do título de residência electrónico são equiparados aos do Cartão de Cidadão.

Segundo os números citados pela Lusa, a maioria dos títulos emitidos até à data dizem respeito a cidadãos brasileiros (67 mil), seguindo-se ucranianos (18.536 títulos) e cabo-verdianos (16.839). As delegações do SEF que emitiram mais títulos, entre 14 a 15 mil cada, foram as de Setúbal, Cascais e Lisboa/Vale do Tejo.