A Google comemora esta quarta-feira 26 anos de história, num percurso em que começou por ser um motor de busca e foi expandindo para diversas áreas e ferramentas online, desde os mapas ao email, passando pelo sistema operativo móvel Android aos smartphones Pixel e chegando há menos tempo à inteligência artificial.
No dia 4 de setembro de 1998, a Google tornava-se oficialmente uma empresa, fruto do trabalho de investigação de dois estudantes universitários: Larry Page e Sergey Brin. A ideia consistia em criar um novo sistema de pesquisa na internet, numa época em que a Netscape e o Internet Explorer da Microsoft dominavam na utilização de browsers de navegação.
O projeto, que tinha sido iniciado em 1996, utilizava um algoritmo na base do motor de busca, que ao contrário de outros sistemas, avaliava a relevância de um website de acordo com o número de páginas associadas.
Clique nas imagens para recordar alguns dos marcos da história da Google
Os jovens empreendedores começaram com quatro computadores e 100 mil dólares provenientes de um investidor que acreditou na sua concretização. O nome Google inspira-se no termo matemático que se refere ao número 1, seguindo de 100 zeros: Google. O certo é que o motor de pesquisa foi crescendo e em 2004 a Google tornou-se uma empresa cotada em bolsa.
Em 2015, a Google representava diversos negócios e Larry Page fez uma reformulação da empresa, criando a Alphabet, que passaria a ser uma holding e a gerir todas as áreas tecnológicas. A Google, por sua vez, voltaria um pouco “às origens” para se tornar um motor de busca. Atualmente abraça várias áreas, do software ao hardware, dos sistemas operativos Android e ChromeOS, aos smartphones Pixel. Os serviços Mapas, Fotos e YouTube são alguns dos mais utilizados.
Mas nem todos os projetos conseguiram vingar e até existe um cemitério dedicado a registar os “fracassos” da empresa. Entre os projetos que já foram encerrados encontram-se, por exemplo, a plataforma de gaming em cloud Stadia, assim como o projeto ARA, o Zeitgeist, o processador de texto Writely, entre outros no “Killed by Google”.
Com os sucessos acumulados ao longo dos anos de existência, cresceu também a posição dominante, levando ao escrutínio dos reguladores da concorrência em todo o mundo. Na Europa, a maior das multas aplicadas por Bruxelas à Google foi de 4,34 mil milhões de euros, em julho de 2018, devido à atuação da empresa no mercado dos sistemas operativos e pesquisas em equipamentos móveis. Recentemente, o valor da coima foi reduzido, mas as investigações continuam noutras áreas, incluindo do outro lado do Atlântico.
De referir que apesar de 4 de setembro ser o dia em que a Google se tornou uma empresa, existe um mistério na data concreta da comemoração do seu aniversário. Anteriormente, a empresa ja celebrou nos dias 7, 8, 26, e 27 de setembro. Esta última data é a oficialmente usada porque a 27 de setembro de 2002 seria publicado o primeiro Doodle e a partir daí estes ficariam associados à celebração dos aniversários da tecnológica.
Clique nas imagens para recordar os Doodles de aniversário da Google
“Hoje, a Google oferece uma infinidade de produtos utilizados por milhões de pessoas no mundo todo, incluindo o YouTube, o Android, o Gmail e, claro, o Google Search. Embora tenhamos mudado de servidores e aumentado a equipa, o nosso compromisso com o desenvolvimento de tecnologia para todos permanece inalterado - desde o início no nosso dormitório até à nossa garagem, e continua até hoje", pode ler-se no site oficial.
Nota da redação do SAPO TEK: este artigo tem por base o artigo Google: 25 anos a transformar a internet e projetos de futuro a olhar para a inteligência artificial.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dezenas de jogos anunciados nos The Game Awards: Produtora de The Last of Us tem novo título e há mais Elden Ring -
Site do dia
Meomni: Definitive ChatGPT Sidebar reúne calendário e favoritos com ajuda de IA -
App do dia
Onde é mais barato carregar o carro elétrico? Há uma aplicação com respostas -
How to TEK
Acelere a experiência de navegação no Chrome com as novas ferramentas disponíveis
Comentários