Este ano, a Google assinala 24 anos de uma história que ajudou a moldar a Internet como a conhecemos, mas cujo alcance vai além do mundo das pesquisas online. Do sistema operativo Android e smartphones aos Chromebooks, wearables e dispositivos inteligentes, sem esquecer inteligência artificial e até computação quântica, a empresa cresceu e abraçou novas áreas, sentindo mesmo a necessidade de criar uma holding para abarcar todos os negócios, a Alphabet, liderada por Sundar Pichai.

Embora habitualmente festeje a 27 de setembro, parece existir uma certa aura de mistério em torno da data em que a tecnológica fundada por Larry Page e Sergey Brin comemora o seu aniversário. Aliás, em anos anteriores a 2006, 7, 8 e 26 de setembro foram marcados no calendário da empresa como dias para “soprar as velas”.

Olhando para a questão em termos técnicos, o projeto foi concebido em 1996, com o “nascimento” do Google como motor de busca a remontar a 15 de setembro de 1997, data em que o domínio www.google.com foi registado. No ano seguinte, a 4 de setembro, a Google foi oficialmente fundada como empresa.

Mas por que razão é que a Google escolheu o dia 27 de setembro? A verdade é que parece que nem a própria tecnológica sabe muito bem qual é o motivo. Em 2013, na altura em que a comemorou 15 anos, a empresa aludiu à confusão entre datas, no entanto, sem apresentar uma explicação, indicando apenas que “existem opiniões diferentes sobre a altura ideal para trazer as velas e bolo”.

Apesar de existirem algumas teorias online que tentam encontrar uma razão, há uma pista que pode explicar a escolha: o primeiro Doodle de aniversário da Google foi publicado a 27 de setembro de 2002. Será que a Google optou por esta data por ser mais conveniente? Uma coisa é certa, os Doodles passaram a fazer parte das celebrações de aniversário e na galeria que se segue pode recordá-los.

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Google é muito mais do que pesquisa

“Organizar a informação do mundo e torná-la acessível a todos”: o lema da Google ainda se mantém e a pesquisa continua a ser uma das áreas centrais das operações da tecnológica. Porém, com o passar do tempo, foram surgindo novas facetas, tanto na área dos serviços digitais, como do software e hardware.

Clique nas imagens para recordar alguns dos marcos da história da Google

Para a Google, os últimos 24 anos foram marcados por múltiplas apostas, umas mais bem sucedidas do que outras, que acabaram por partir para o “cemitério” da tecnológica. A crescente posição dominante da empresa no mundo da tecnologia foi também acompanhada por alguns “dissabores”, com o escrutínio por parte de entidades e autoridades um pouco por todo o mundo.

No panorama europeu, a maior das multas aplicadas por Bruxelas à Google foi de 4,34 mil milhões de euros, em julho de 2018, devido à atuação da empresa no mercado dos sistemas operativos e pesquisas em equipamentos móveis. Recentemente, o valor da coima foi reduzido, mas as investigações continuam em outras áreas, incluindo do outro lado do Atlântico.

Apesar do escrutínio, e das polémicas que foi acumulando ao longo dos anos, a Google não parece ter intenções de parar, pelo menos não tão cedo, e o moinho das novidades continua a girar. Além de uma nova edição do evento Search On, dedicado à pesquisa, a 28 de setembro é já no próximo dia 6 de outubro que a tecnológica vai lançar os smartphones Pixel 7 e 7 Pro, o Pixel Watch e os dispositivos inteligentes Nest.