A tendência dos últimos anos mantém-se e cada vez mais os portugueses apostam na Internet como veículo para entregar as suas declarações do IRS. Este ano, no conjunto das duas fases de entrega, foram submetidas online quase 3,2 milhões de declarações Modelo 3, ou seja, perto de 540 mil declarações a mais do que no ano passado.



Conforme mostram os números do Ministério das Finanças, o número de impressos entregues por via electrónica, a 30 de Maio, representavam 69 por cento do total de declarações recepcionadas, o que perfaz um acréscimo de 20 por cento no número de impressos entregues pela Internet.



Por oposição, a entrega de declarações em papel, sofreu um decréscimo de 20 por cento, já que foram entregues menos 359,5 mil impressos através do processo tradicional.



Em nota à imprensa, as Finanças explicam que este aumento traduz o "esforço da Direcção-Geral dos Impostos na simplificação dos procedimentos para cumprimento das obrigações fiscais", entre os quais o "aprofundamento do pré-preenchimento da declaração Modelo 3", que veio simplificar o cumprimento do processo de entrega das declarações para os que optaram pelo via electrónica.



Por fim, o mesmo ministério refere que espera, até ao final deste ano, receber mais 374 mil declarações através da Internet, o que fará com que a percentagem de impressos Modelo 3 entregues por esta via represente 71 por cento do total das declarações recepcionadas.



Notícias Relacionadas:

2008-04-21 - Entrega de IRS online aumenta 24% na 1ª fase
2007-05-30 - Entrega de IRS online supera pela primeira vez submissão em papel