A Chave Móvel Digital passou a oferecer há um mês a possibilidade de ativação através da biometria na aplicação móvel Autenticação Gov. O sistema obteve 33 mil ativações, representando 29% dos registos e o principal canal de acesso ao CMD. A Chave Móvel Digital é um meio de autenticação e de assinatura digital certificado pelo Estado português.

Para se autenticarem, os utilizadores têm de associar o seu número de telemóvel ao de identificação civil dos cartões de cidadão português, ou para quem vive no estrangeiro, o seu número de passaporte ou cartão de residência. A associação garante um duplo fator de segurança, recorrendo a um PIN fixo e um código temporário que é enviado para o telemóvel ou email a cada acesso realizado.

O sistema permite agora o recurso a biometria para ativar o serviço de autenticação, utilizando a câmara do smartphone para executar uma identificação facial, assim como a comparação e verificação dos dados dos respetivos documentos de identificação para confirmar a identidade do utilizador, evitando assim a respetiva deslocação a um balcão de atendimento.

Segundo o Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, este processo de ativação da CMD com recurso biométrico é “uma iniciativa prevista no Plano de Recuperação e Resiliência e desbloqueia um dos caminhos mais seguros para a identificação de pessoas, com garantia de proteção de dados”, permitindo aos cidadãos ativar o seu CMD sem a necessidade de se deslocar a um balcão.

Através da Chave Móvel Digital, os utilizadores podem aceder e registar-se em serviços online das entidades públicas e privadas, incluindo Banca, Telecomunicações, Energia, Saúde, Turismo, entre outros. Desde que entrou em vigor em 2015, a Agência para a Modernização Administrativa contabilizou cerca de 3 milhões de CMD ativas, assim como mais de 65 milhões de autenticações. O registo via Biometria ou videochamada está disponível desde janeiro de 2023.