Os resultados daquele que é o primeiro estudo Masterindex sobre comércio eletrónico pan-europeu e novas formas de pagamento indicam que um em cada quatro europeus com acesso à Internet comprou produtos ou serviços online pelo menos uma vez por semana, em 2016.

Feito a consumidores em mais de 20 países do Espaço Económico Europeu (EEE), o estudo indica ainda que, em média, mais de 40% dos inquiridos dizem ter feito compras pelo menos uma vez por ano. Em Portugal esse número é de 43% .

Já cerca de 31% dos portugueses inquiridos afirmam nunca ter comprado produtos online em sites de outros países europeus.

Os artigos mais comprados online pelos portugueses em sites estrangeiros foram Vestuário, calçado e acessórios (29%), Eletrónica (Câmaras digitais e de filmar, além de dispositivos áudio) (26%) e CDs, DVDs e videojogos (20%).

Refira-se que num outro estudo recente sobre comércio eletrónico, da PayPal, a roupa e os acessórios de moda também lideravam as preferências de compra dos portugueses. De forma diferente, a seguir estavam as viagens e alojamento e só depois a tecnologia.

De regresso ao Masterindex da Mastercard, e tendo em conta os resultados globais, os ingleses, os polacos, os lituanos e os italianos são aqueles que referem recorrer mais vezes ao comércio eletrónico na Europa, ao fazerem pelo menos, uma compra online todos os dias (entre 8% e 9%).

Já os britânicos destacam-se no que toca à atividade semanal (41%), seguidos pelos irlandeses (32%) e alemães (30%). Em oposição, os finlandeses (17%), os estónios (16%) e os dinamarqueses (16%) têm menos probabilidade de comprar algo na internet pelo menos uma vez por semana.

As escolhas variam de país para país no que diz respeito aos produtos comprados online, mas também no método de pagamento preferido. Na República Checa, Alemanha, Países Baixos e Polónia, a banca online é duas vezes mais popular que os cartões. Mas em países como o Reino Unido, França, Espanha, Irlanda e Itália, os cartões continuam a ser os métodos de pagamento mais populares.