[caption]imagem[/caption]

A história do Club Penguin começou em 2005, quando os seus três fundadores começaram a imaginar este mundo virtual. O objetivo era criar um lugar seguro onde os mais novos pudessem jogar e conviver online.

[caption]imagem[/caption]

Após vários meses de desenvolvimento, o Club Penguin foi aberto ao público em outubro de 2005. Em agosto de 2007, integrou a Walt Disney Company, começando a ganhar a verdadeira dimensão mundial que tem hoje.

Esta espécie de rede social exclusivamente reservada a crianças - mas aberta a pais interessados em saber como tudo funciona (ver entrevista com Laura Batten) - acaba de completar cinco anos de aniversário da sua versão em português, uma das comunidades de maior sucesso, nos 200 países onde marca presença.

Os maiores valores estão relacionados com o Brasil, mas os números portugueses também são significativos. O Club Penguin tem atualmente 6.600 jogadores pagos em Portugal, valor que tem crescido mais de 50% de ano para ano.

[caption]imagem[/caption]

O número de utilizadores únicos que, em média, todas as semanas se passeiam pelos vários locais de diversão da ilha, decoram os seus iglôs, tomam conta dos seus puffles e escolhem diferentes adereços para os seus avatares-pinguins, encarnando as suas personagens preferidas, ronda os 47 mil.

Desde que o serviço está disponível para Portugal já foram criados mais de 1.275.870 pinguins. Nos últimos 12 meses, passaram pela ilha da Disney mais de 311.000 pinguins portugueses - 186.000 dos quais novos utilizadores -, responsáveis por 4.242.866 sessões, cada uma com uma duração média de cerca de 30 minutos.

[caption]imagem[/caption]

O sucesso não espanta Laura Batten, responsável pela equipa de monitorização do Club Penguin. "É um sítio com montes de jogos divertidos e coisas para fazer e interagir com os outros utilizadores, tem florestas, grutas, praias, montes de iglôs para explorar e locais para as crianças se juntarem online fazerem novos amigos e jogarem, além das populares festas mensais temáticas", referiu ao TeK.

[caption]imagem[/caption]

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico