Os números são da Marktest, apurados através do Bareme Internet, e revelam que o hábito de recorrer a anúncios online para vender os seus produtos é principalmente de homens: 11,1% dos internautas masculinos recorrem a estas ferramentas para rentabilizar produtos que já não usam, contra 5,2% das internautas.


O estudo também revela que a venda de produtos online é uma prática usada sobretudo pelos internautas com idades entre os 25 e os 34 anos, de classes sociais mais elevadas e residentes nas zonas da grande Lisboa e Porto.


O número de utilizadores que recorre à Internet para anunciar e vender os seus produtos representa 8% do universo de internautas, quase o dobro do valor registado em 2012, quando o mesmo estudo apurou que apenas 4,8% dos internautas recorria a esta opção para vender produtos pessoais.

Esta evolução acompanha o crescimento do número de projetos online direcionados a este mercado. Nos últimos dois anos foi uma área que se consolidou, um movimento que levou ao desaparecimento de alguns sites (como o Miau.pt) e à concentração de outros (como a fusão do Coisas e do OLX, plataformas do mesmo grupo).

De sublinhar ainda que a análise da Marktest visa apenas os residentes no continente, com 15 ou mais anos.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico