Segundo novos dados avançados pela ANACOM, em 2023, 82,4% dos utilizadores com acesso à Internet realizaram chamadas de voz ou vídeo online. O valor representa uma subida de 0,9 pontos percentuais (p.p.) em comparação com 2022, sendo o crescimento anual mais baixo desde 2015.

No entanto, a entidade reguladora detalha que Portugal continuou acima da média da União Europeia (UE27), com mais 7,2 p.p., ocupando a 8.ª posição do ranking da utilização deste tipo de serviços.

Considerando o total de indivíduos, e não apenas aqueles com acesso à Internet, a penetração de chamadas de voz/vídeo online seria de 70,7%, isto é, mais 1,9 p.p. do que a média europeia. “Portugal ocupava a 15.ª posição do ranking da UE27, tendo verificado um aumento relevante face a 2019, em que se posicionava no último lugar deste ranking”, afirma a ANACOM.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe

De acordo com os dados avançados, 92,2% dos internautas utilizaram serviços de mensagens instantâneas. Neste parâmetro, Portugal está 10,3 p.p. acima da média da UE27, ocupando a 8.ª posição do ranking. Olhando para o total de indivíduos, a penetração deste serviço em Portugal é de 79,1%. Tendo em conta esta perspetiva, Portugal ficou 4,2 p.p. acima da média europeia, ficando no 13.º lugar do ranking da UE27.

42,3% dos utilizadores de Internet subscreveram serviços videostreaming on demand, indica a informação mais recente, relativa a 2022. O valor representa uma subida de 8,6 p.p. relativamente a 2020, com Portugal a encontrar-se na 6.ª posição no ranking da UE27.

Considerando o total de indivíduos, a penetração destes serviços em Portugal seria de 35,8% em 2022, indica a ANACOM, e com Portugal a ocupar a 17.ª posição do ranking da UE27.

A leitura de notícias online (79,7%), a participação em redes sociais (79,3%), a música online (72,6%) e o Internet banking (68,6%) destacam-se entre os outros serviços over-the-top com elevados níveis de participação entre os utilizadores de Internet em Portugal em 2023.

No que toca às redes sociais, a utilização em Portugal foi significativamente superior à média da UE27, com mais 14,5 p.p., avança a ANACOM. Já a utilização de eCommerce e de Internet Banking não foi tão popular no nosso país quanto na UE27.

A entidade reguladora realça que a pesquisa de informação sobre saúde (63,6%) foi dos serviços analisados que mais cresceu face ao ano anterior, com mais 5,1 p.p. tendo ainda ultrapassado a média da UE27 (mais 2,1 p.p.).

Os internautas na região da Área Metropolitana de Lisboa destacam-se com a maior proporção de utilização de Internet banking (73,0%). Por outro lado, o Alentejo e a Região Autónoma dos Açores (63,1% e 64,1%, respetivamente) foram as regiões que menos utilizaram este tipo de serviço.

Os indivíduos mais jovens, com o ensino superior e estudantes apresentaram uma maior propensão para a utilização dos diversos serviços over-the-top, à semelhança do que ocorre na média da UE27.

Note-se, no entanto, que em 2023 houve um aumento na utilização de alguns serviços over-the-top em grupos específicos. Aqui destaca-se o caso dos indivíduos com menor nível de escolaridade na realização de chamadas de voz ou com o ensino secundário no caso da utilização de mensagens instantâneas, detalha a ANACOM.