Integrado no âmbito da primeira semana do Comércio Electrónico, a Associação do Comércio Electrónico em Portugal (ACEP) lançou hoje um Programa de Acreditação do Comércio Electrónico destinado a reconhecer e acreditar os sites que cumprem as regras de segurança do ecommerce. O programa foi desenvolvido em conjunto com a Deloitte Consulting e pretende ser mais uma das ferramentas para aumentar a confiança dos internautas nas compras online.



Luís Valadares Tavares, presidente da ACEP, acredita que apesar da situação económica actual gerar uma retracção do consumo, também por via electrónica, este sistema de acreditação é da maior importância para que exista a necessária confiança por parte do consumidor e para que funcione a economia de mercado. “Estas iniciativas servem para qualificar as empresas e ajudar a criar um tecido económico mais qualificado”, justificou durante a sessão de apresentação do Programa.


Semelhante ao programa Web Trader da DECO, entretanto suspenso, esta iniciativa destina-se aos websites que praticam transacções electrónicas, atribuindo-lhe um selo de Acreditação no caso de se comprometerem a cumprir expressamente os requisitos do Programa. De forma a facilitar a candidatura e certificação dos sites, a ACEP vai criar uma rede de entidades certificadoras e auditoras que irão assegurar a certificação e a monitorização da conformidade dos sites acreditados.



O sistema de acreditação foi desenhado pela Deloitte Consulting e Álvaro Silveira explicou que foi feita a avaliação de mais de 20 casos de acreditação de sites em todo o mundo, o que deu ao projecto um nível de comparação internacional com as melhores práticas da credenciação.



Para além do próprio selo de conformidade, o Programa de Acreditação do Comércio Electrónico assenta ainda na divulgação de um Manual de Conformidade, em princípios de monitorização e cumprimento das normas e de resolução de conflitos que possam surgir entre a entidade vendedora e compradora.


A implementação deste Programa será faseada, iniciando-se este mês uma experiência piloto que decorre até Junho. Até final de Julho será depois iniciada uma fase de adesão de pioneiros e em Setembro o programa deverá entrar em velocidade de cruzeiro, admite Álvaro Silveira.




Também presente na sessão de apresentação oficial deste Programa, Diogo Vasconcelos, gestor da Unidade de Missão Inovação e Conhecimento (UMIC), destacou a importância desta iniciativa surgir da Sociedade Civil e funcionar como um mecanismo de auto-regulação do mercado. “São iniciativas como esta, provenientes de entidades com independência e autonomia, que contribuem para que a sociedade se desenvolva”, explica.


Apesar da reconhecida fraca adesão à anterior iniciativa da DECO para a certificação de sites de comércio electrónico, Luís Valadares Tavares tem confiança de que este Programa será um sucesso e facilitará a confiança dos internautas portugueses nos sistemas de transacções electrónicas. A ACEP tem entre os seus associados empresas que representam mais de 80 por cento do volume de comércio electrónico em Portugal e existe a convicção de que a maioria deles irá aderir a este programa.



A ACEP foi criada em 1999 e tem vindo a desenvolver diversas iniciativas com o propósito de promover a dinamização do uso do comércio electrónico em Portugal. Até dia 11 deste mês decorre a "1ª Semana do Comércio Electrónico em Portugal" que associa a atribuição de prémios aos internautas que realizem compras online em diversos sites aderentes.

Nota da Redacção: Esta notícia foi alterada com a introdução de informação recolhida durante a apresentação oficial do Programa de Acreditação que decorreu ao final da tarde.

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