A Adobe anuncia hoje o lançamento de um novo serviço que permite testar a compatibilidade de uma página Web em construção com os vários browsers disponíveis para sistemas Windows e Mac.
O Adobe Browser Lab é um serviço online que recorre a tecnologia de virtualização para produzir screenshots em tempo real, que permitem perceber de que forma cada browser vai mostrar um determinado site, sem que para isso o utilizador tenha de instalar os browsers no seu PC.
O serviço permite carregar várias páginas e analisá-las lado a lado para facilitar a comparação e identificação de pequenas diferenças. Para facilitar esta tarefa existe também uma função zoom, que permite comparações ao nível dos pixéis. O utilizador pode ainda personalizar e gravar preferências que pretenda usar em vários testes.
Para já, ganham o direito a testar o serviço os primeiros 3 a 5 mil candidatos, que vão poder fazer as suas experiências, para já, no Safari 3, Firefox 3 e Internet Explorer 6. Em Julho esta preview será alargada a um maior número de utilizadores, por convite.
"É cada vez mais difícil determinar a compatibilidade com o browser e é uma tarefa chata e demorada testar uma página de Internet em todos os browsers", explica Scott Fegette, product manager da Adobe Creative Suite, citado pela MacWorld.
O lançamento anunciado pela Adobe insere-se na estratégia já revelada antes pela empresa de enriquecer os seus produtos profissionais com novas funcionalidades, aproveitando com isso para quebrar os ciclos tradicionais de lançamento de novas versões dos produtos, a cada 12 ou 18 meses.
O programa pode ser usado por qualquer utilizador, mas é especialmente relevante para os utilizadores do Dreamweaver CS4, que podem descarregar uma extensão que lhes permitirá beneficiar do acesso ao serviço, a partir do desktop.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Milhares de cores em nova imagem impressionante da Galáxia do Escultor -
App do dia
Já experimentou a Edits? É a aposta do Instagram para editar vídeos ao estilo do CapCut -
Site do dia
Adivinhe onde está e aprenda um pouco mais sobre o mundo -
How to TEK
Verifique se o seu smartphone está infetado com malware analisando sintomas estranhos
Comentários