A Adobe anuncia hoje o lançamento de um novo serviço que permite testar a compatibilidade de uma página Web em construção com os vários browsers disponíveis para sistemas Windows e Mac.

O Adobe Browser Lab é um serviço online que recorre a tecnologia de virtualização para produzir screenshots em tempo real, que permitem perceber de que forma cada browser vai mostrar um determinado site, sem que para isso o utilizador tenha de instalar os browsers no seu PC.

O serviço permite carregar várias páginas e analisá-las lado a lado para facilitar a comparação e identificação de pequenas diferenças. Para facilitar esta tarefa existe também uma função zoom, que permite comparações ao nível dos pixéis. O utilizador pode ainda personalizar e gravar preferências que pretenda usar em vários testes.

Para já, ganham o direito a testar o serviço os primeiros 3 a 5 mil candidatos, que vão poder fazer as suas experiências, para já, no Safari 3, Firefox 3 e Internet Explorer 6. Em Julho esta preview será alargada a um maior número de utilizadores, por convite.

"É cada vez mais difícil determinar a compatibilidade com o browser e é uma tarefa chata e demorada testar uma página de Internet em todos os browsers", explica Scott Fegette, product manager da Adobe Creative Suite, citado pela MacWorld.

O lançamento anunciado pela Adobe insere-se na estratégia já revelada antes pela empresa de enriquecer os seus produtos profissionais com novas funcionalidades, aproveitando com isso para quebrar os ciclos tradicionais de lançamento de novas versões dos produtos, a cada 12 ou 18 meses.

O programa pode ser usado por qualquer utilizador, mas é especialmente relevante para os utilizadores do Dreamweaver CS4, que podem descarregar uma extensão que lhes permitirá beneficiar do acesso ao serviço, a partir do desktop.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.