É hoje lançado um concurso que se dirige a jovens do ensino básico (2º e 3º ciclos) e secundário, que pretende estimular a utilização de ferramentas web pelos alunos. Uma iniciativa da Microsoft e do CRIE, o WebMaster2008 pede aos alunos deste universo escolar que se juntem em grupos de quatro pessoas, orientados por um professor, para criar uma página Web. O tema do concurso é Segurança na Internet e a participação apoiada pela disponibilização de um conjunto de ferramentas que facilitarão o desenvolvimento dos projectos.



Os trabalhos desenvolvidos serão colocados a votação, na Internet. Dessa primeira escolha resultará uma selecção dos 20 melhores, posteriormente analisados e escolhidos por um júri. Há prémios para a escola, para o melhor trabalho e para os alunos da equipa vencedora. Deste leque de prémios fazem parte consolas Xbox, material escolar e PDAs.



As ferramentas de apoio ao desenvolvimento dos websites vão estar disponíveis em http://www.webmaster2008.net/ a partir da próxima segunda-feira, dia 31 de Março, dia de regresso às aulas e início do terceiro período lectivo.



Portugal pioneiro na Iniciativa Alunos Inovadores



O concurso é detalhado na 4ª edição da conferência Professores Inovadores organizada pela Microsoft. A iniciativa é uma das componentes do programa Partners In Learning que a empresa de Bill Gates assinou com o governo português oficializando o compromisso de parceria no desenvolvimento de um conjunto de iniciativas ligadas à educação.



Nesta quarta edição da conferência Adelaide Franco, responsável da Microsoft pela área da educação, fez um balanço dos projectos que têm vindo a ser realizados nesta âmbito, focados em três universos distintos: Alunos, escolas e professores.



No que se refere aos alunos a Microsoft garante que a iniciativa já abrange 600 mil estudantes, número que tem em conta o envolvimento da empresa na disciplina TIC leccionada nas escolas, no desenvolvimento de sites ligados à segurança na Web e no programa de estágios para jovens que optam pelo ensino profissional.



Na que se refere às escolas a companhia aponta o envolvimento de 1200 escolas na implementação de uma solução de gestão centralizada de infra-estruturas TIC em cada escola.



Na vertente dirigida aos professores as iniciativas da Microsoft para a área da educação envolvem acções de formação, conferências e um portal de recursos pedagógicos para a sala de aula.



Em breve a empresa planeia avançar com uma nova frente de acção no programa português para a educação, com o lançamento da iniciativa Alunos Inovadores, uma iniciativa em que Portugal será pioneiro, mas sobre a qual Adelaide Franco se escusa para já a adiantar mais pormenores.



Microsoft Matemática disponível em português



Na quarta edição da conferência Professores Inovadores a Microsoft também anunciou a disponibilização em português do seu software educativo para a área da matemática. O produto oferece um conjunto de ferramentas que visam facilitar a resolução de problemas de matemática e ciência. Entre as aplicações disponíveis destacam-se calculadora gráfica 2D e 3D para resolução de equações complexas, resolução de triângulos, ferramenta de conversão rápida entre diferentes unidades de medida, biblioteca de equações, entre outros.



Notícias Relacionadas:

2008-01-23 - Microsoft investe 1 milhão de euros na Educação em Portugal