A Amazon tem quase tudo pronto para lançar um largo conjunto de satélites de internet para o espaço. A empresa já pediu autorização à Comissão Federal de Comunicações (FCC) e, mediante resposta positiva, serão colocados em órbita 3.236 aparelhos.

A ideia do Projeto Kuiper, como foi batizado pela tecnológica norte-americana, é conectar dezenas de milhões de pessoas em todo o mundo.

Astrónomos preocupados com os milhares de satélites que a SpaceX quer enviar para o Espaço
Astrónomos preocupados com os milhares de satélites que a SpaceX quer enviar para o Espaço
Ver artigo

A Amazon ainda não fez qualquer referência a uma possível data para o lançamento dos satélites. No entanto, é claro que o projeto está a ser pensado há já algum tempo.

Dado o timing, é também possível que a iniciativa tenha a ambição de rivalizar com o lançamento da rede Starlink da SpaceX. A empresa de Elon Musk já lançou alguns dos seus satélites de internet, mas anunciou que tem mais do triplo dos aparelhos da Amazon prontos para voar.

Sobre a constelação de satélites da Amazon resta sublinhar que vão funcionar com base em frequências de banda Ka e que a marca está consciente dos problemas que enfrenta com os detritos espaciais que podem colocar os satélites fora de órbita num espaço de 10 anos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.