A Amazon tem quase tudo pronto para lançar um largo conjunto de satélites de internet para o espaço. A empresa já pediu autorização à Comissão Federal de Comunicações (FCC) e, mediante resposta positiva, serão colocados em órbita 3.236 aparelhos.

A ideia do Projeto Kuiper, como foi batizado pela tecnológica norte-americana, é conectar dezenas de milhões de pessoas em todo o mundo.

Astrónomos preocupados com os milhares de satélites que a SpaceX quer enviar para o Espaço
Astrónomos preocupados com os milhares de satélites que a SpaceX quer enviar para o Espaço
Ver artigo

A Amazon ainda não fez qualquer referência a uma possível data para o lançamento dos satélites. No entanto, é claro que o projeto está a ser pensado há já algum tempo.

Dado o timing, é também possível que a iniciativa tenha a ambição de rivalizar com o lançamento da rede Starlink da SpaceX. A empresa de Elon Musk já lançou alguns dos seus satélites de internet, mas anunciou que tem mais do triplo dos aparelhos da Amazon prontos para voar.

Sobre a constelação de satélites da Amazon resta sublinhar que vão funcionar com base em frequências de banda Ka e que a marca está consciente dos problemas que enfrenta com os detritos espaciais que podem colocar os satélites fora de órbita num espaço de 10 anos.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.