Em plena silly season a Amazon está mais ativa que nunca. A empresa de retalho continua a diversificar e a fortalecer as áreas onde tem negócio e nas últimas 48 horas apresentou várias novidades. As mais recentes dizem respeito à área dos jogos e das aplicações para dispositivos móveis.

No segmento do gaming a Amazon alargou a venda de cópias digitais de jogos para o Reino Unido, depois de este modelo de negócio ter estado disponível nos EUA durante anos. A empresa liderada por Jeff Bezos quer responder a serviços de venda online de jogos como a Steam e a Origin, e aos serviços proprietários como a Playstation Store ou o Xbox Live.

Jogos populares como Borderlands 2, Far Cry 3, Mass Effect 3 e Tomb Raider podem ser descarregados através de um computador Windows ou Mac. Na mesma loja também é possível descarregar alguns títulos gratuitos e fazer compra de outros software como suites de produtividade e antivírus.

Na vertente dos dispositivos móveis a loja de aplicações da Amazon vai passar a aceitar apps desenvolvidas em HTML 5. Estas aplicações Web vão fazer companhia às aplicações para Android que o ecossistema já tem à disposição e podem facilitar a promoção dos software por milhões de dispositivos. A Amazon AppStore está disponível em mais de 200 países.

Recentemente a empresa também lançou uma plataforma de venda dedicada a arte onde reúne mais de 40 mil obras que estão também à venda em galerias físicas e através de negociadores privados. A ideia da Amazon Art é disponibilizar na Internet o catálogo das produções e possivelmente mediar o negócio.

Tudo isto sem contar com a aquisição de Jeff Bezos do jornal norte-americano The Washingon Post por 250 milhões de dólares e que foi anunciada esta semana - mas este negócio foi mais um investimento privado do multimilionário norte-americano.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico