O grupo de piratas informáticos Anonymous Portugal alega ter realizado ataques Denial of Service (DoS) às páginas online do Banco Espírito Santo, do Barclays e do Banif. A ação é vista como um novo episódio da Operação Banksters que o grupo tem executado nos últimos dias contra entidades do segmento financeiro.

Na página do Facebook do Anonymous Portugal existe uma imagem que atesta o suposto ataque com sucesso ao site do BES. Nos casos do Barclays e do Banif foram publicadas, durante a noite de ontem, duas ordens para início de ataque às páginas públicas dos bancos, não sendo certo que tenham ficado offline.

[caption]Anonymous[/caption]

Até ao momento da publicação do artigo o BES, o Barclays e o Banif não comentaram ao TeK os alegados ataques.

A Operação Banksters é uma "ação de protesto contra os bancos de todo o mundo, que criaram um sistema financeiro corrupto, baseado em dívidas a juros, especulações […] que beneficia uma minoria, mas escraviza o resto da população", segundo os Anonymous.

Na semana passada foram reveladas informações de várias entidades ligadas ao sector financeiro como a SIBS, Crédito Agrícola e Montepio. Algumas vítimas reconheceram os ataques, mas acabaram por desvalorizar a iniciativa dos ativistas online, garantindo que os dados dos clientes estão protegidos.

Anonymous PT em alta na comunidade hacker

O Anonymous Legion Portugal considera que apesar de nem sempre ter o maior dos apoios dos conterrâneos, está a conseguir ter alguma influência a nível internacional.

No Pastebin, local onde normalmente são publicados os dados conseguidos através dos ataques online, duas publicações dos grupos portugueses figuram na lista de temas em tendência e com mais visualizações a nível global.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico