Depois do recente lançamento da loja de música online do SAPO, os fãs portugueses têm a partir de hoje mais um espaço na Internet onde poderão legalmente fazer o download dos seus temas preferidos. A Apple anunciou ontem o lançamento de uma versão da iTunes Music Store para a União Europeia que abrangerá, não a totalidade de países que a integram, mas um conjunto de nove, onde se inclui Portugal, a par da Áustria, Bélgica, Finlândia, Grécia, Itália, Luxemburgo, Holanda e Espanha.



Para acederem à loja portuguesa o utilizador terá que lançar o iTunes, escolher a secção Music Store e, dentro dela, a opção "Chose Store", donde surgirá uma lista de países entre os quais poderá escolher Portugal.



O preço praticado no conjunto de lojas europeias agora lançadas é o mesmo: 0,99 euros por download de faixa e 9,99 euros por álbum, idênticos nos números aos preços válidos para os Estados Unidos, mas substituindo o dólar pela moeda única europeia. A aquisição online a partir da iTunes obriga à utilização de cartão de crédito válido domiciliado no país da compra, ou seja, cartão português para compras na loja dedicada a Portugal.



O mercado português só há pouco tempo viu disponibilizado um serviço legal de música online, com a introdução da loja do SAPO XL. A oferta da Apple para a Europa era esperada há algum tempo, mas deparou-se com algumas inconsistências legislativas no que diz respeito ao download, por exemplo, e com problemas relacionados com a representação dos direitos de autor, segundo havia justificado Marco Rodrigues, administrador da Apple IMC Portugal, na conferência de imprensa que marcou a introdução da gama Ipod Mini em Portugal. Nessa altura o responsável já previa, contudo, a disponibilização da iTunes Music Store Europe para breve.



A iTunes para a UE arranca com um catálogo de mais de 700 mil músicas de todas as grandes editoras e 100 editores independentes e originais, em exclusivo, de um conjunto amplo de artistas onde se incluem Anastacia, Marc Anthony, Andrea Bocelli, Black Eyed Peas, Destiny¹s Child, George Michael, Gianni Morandi, Nas, La Oreja de Van Gogh, Laura Pausini, The Prodigy, Gwen Stefani e Zucchero.



A versão portuguesa da loja de música online da Apple contemplará igualmente um catálogo nacional de música, mediante os acordos locais, e um conjunto de bibliotecas de rádio, possibilitando a audição das estações online. As funcionalidades da loja para Portugal serão em tudo idênticas às apresentadas nas restantes iTunes Stores da Europa, segundo o adiantado por fonte da Apple IDC Portugal ao TeK, "pois tudo é decidido a nível central".



A iTunes Music Store oferece aos utilizadores, tanto de PC como de Mac, a capacidade de reproduzir as canções adquiridas em até cinco computadores pessoais, gravar uma mesma música em CD um sem número de vezes e ouvir as músicas num número ilimitado de iPods.



Versões iPod especiais a caminho das vendas de Natal

A par da disponibilização da loja para a UE, a Apple anunciou ainda o reforço da sua linha de leitores de música portáteis com o lançamento do iPod Photo e do iPod U2. Comercializado em modelos de 40 e 60 GB, o iPod Photo integra uma saída para televisão para a reprodução das fotografias no dispositivo. Alés das fotos podem armazenar-se entre 10 a 15 mil músicas, dependendo do modelo adquirido. A autonomia da bateria permite até 15 horas de reprodução de música ou cinco horas de fotografia com música.




A gama iPod conta também, a partir de agora, com uma versão especial U2, um modelo com 20 GB de memória de cor negra e roda de navegação vermelha que na parte de trás apresenta a assinatura de cada um dos quatro membros da banda. A sua compra contempla a oferta de um vale de desconto de 50 dólares para a aquisição do "The Complete U2", uma caixa digital que inclui mais de 400 músicas da banda, nomeadamente alguns originais, que estará disponível para venda na iTunes Music a partir de finais de Novembro, por cerca de 150 dólares.



Notícias Relacionadas:

2004-10-13 - SAPO quer valorizar experiência de banda larga com portal XL

2004-09-30 - Apple Portugal espera forte reforço de vendas de iPod no último trimestre

2004-09-30 - iTunes chega a novos países europeus a partir de Outubro

2004-09-16 - Gama iPod reforçada no mercado português que continua sem poder usar iTunes Store