A 18 de março, a nave Soyuz MS-21 chegou à Estação Espacial Internacional (ISS na sigla em inglês), trazendo consigo os cosmonautas Denis Mateev, Oleg Artemyev e Sergey Korsakov. Apesar das tensões que se vivem na Terra devido à guerra entre Rússia e Ucrânia, os cosmonautas foram bem recebidos pelos tripulantes da ISS.

No entanto, um pormenor captou a atenção do público que acompanhava a transmissão ao vivo da chegada: os cosmonautas vestiam fatos amarelos e azuis. A combinação de cores levou muitos a crer que a escolha foi propositada, afirmando-se como uma forma de demonstrar o seu apoio à Ucrânia.

Quando questionado sobre os fatos usados, durante a transmissão ao vivo que acompanhou a chegada dos novos tripulantes à ISS, Oleg Artemyev afirmou que tinha sido a vez dos cosmonautas escolherem uma cor, afirmando num tom mais de brincadeira que havia muito tecido amarelo que precisava de ser usado.

Clique nas imagens para mais detalhes

O que representavam então as cores nos fatos dos cosmonautas? Através do seu canal no Telegram, a agência espacial russa (Roscosmos) veio a público esclarecer que o design dos fatos já tinha sido planeado “muito antes dos eventos atuais”.

Segundo a agência, as cores usadas são as mesmas do brasão da Universidade Estatal Técnica Bauman, de Moscovo, numa homenagem à instituição de ensino superior frequentada pelos cosmonautas. Também Dmitry Rogozin, diretor da Roscosmos, afirmou no Twitter que “por vezes, amarelo é apenas amarelo” e que a agência não iria impedir os cosmonautas que usarem as cores da sua “alma mater”.

Numa outra publicação no Telegram, a Roscosmos partilhou uma fotografia de Oleg Artemyev, no seu primeiro voo espacial em 2014, a usar um fato com as mesmas cores. Note que, em 2015, o cosmonauta tinha publicado no seu blog uma fotografia onde usava um fato semelhante, numa publicação relativa à comemoração dos 60 anos do cosmódromo de Baikonur.

De acordo com a NASA, os três cosmonautas vão passar os próximos seis meses e meio na ISS. Já a 30 de março, a nave Soyuz MS-21 vai voltar à Terra, trazendo consigo os cosmonautas Pyotr Dubrov e Anton Shkaplerov, assim como o astronauta norte-americano Mark Vande Hei, que vai passar a deter o recorde de maior número de dias passados na ISS.

Ao todo, Hei terá passado 355 dias no espaço, batendo o anterior recorde de permanência no laboratório espacial por um astronauta da NASA. Anteriormente, esse título era de Scott Kelly, que lá passou 340 dias.

Recorde-se que, recentemente, Dmitri Rogozin afirmou que o funcionamento das naves russas que abastecem a ISS vai sofrer com as sanções, afetando por isso o segmento russo da estação, responsável pela correção da órbita da estrutura. Em consequência, isso poderá levar à queda da ISS salientou, exigindo que as sanções impostas fossem levantadas.

Chefe da Agência Espacial Russa avisa que sanções ocidentais podem causar queda da Estação Espacial
Chefe da Agência Espacial Russa avisa que sanções ocidentais podem causar queda da Estação Espacial
Ver artigo

A ameaça não é nova e tem sido expressa várias vezes desde o início da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, em especial após as primeiras sanções impostas ao país.

destruição da ISS está marcada para janeiro de 2031,  prolongando por mais 10 anos a missão face ao que estava previsto, e os destroços vão cair no Oceano Pacífico. Já no início de março, a NASA indicou estar a trabalhar em soluções para manter a ISS em órbita sem a ajuda da Rússia.