A conta do Twitter da Sony Music Entertainment foi alvo de um ataque informático esta segunda-feira. A incursão resultou no deflagrar de um boato que indicava que a cantora de “Oops!... I Did It Again” tinha morrido.

Depois de contornarem a segurança da plataforma, os hackers tomaram controlo da conta da Sony e publicaram uma mensagem na qual se podia ler “britney spears is dead by accident! we will tell you more soon #RIPBritney”, acompanhada de um emoji lacrimejante.

Em comunicado oficial, o braço de entretenimento e música da Sony avança que a sua conta no Twitter foi, com efeito, atacada e que o problema já foi “retificado”. Adicionalmente, pede desculpas a Britney Spears e aos seus fãs pela desinformação publicada na sua página na plataforma de microblogging.

De acordo com a Reuters, suspeita-se que a conta do Twitter de Bob Dylan, laureado este ano com o Nobel da Literatura, tenha também sido hackada. As informações indicam que a mensagem “Rest in peace @britneyspears” terá sido publicada na página do cantor de folk, tendo sido eliminada prontamente.

Dylan faz também parte do portfólio de artistas da Sony Music Entertainment.

Apesar de a identidade dos atacantes ser ainda desconhecida, a BBC News adianta que, pouco depois de os boatos terem ido publicados na conta de uma empresa renomada no mundo da música, o grupo de hackers OurMine conseguiu obter controlo sobre a conta e alertar para a quebra na segurança.

Contudo, não se sabe ainda se foram também responsáveis pela publicação dos rumores sobre a morte de Britney Spears.

Recorde-se que esta associação de hackers é conhecida por invadir as contas de grandes nomes da tecnologia, como Mark Zuckerberg ou Sundar Pichai. Mais recentemente, estes “delinquentes informáticos” hackaram a conta do Twitter do Netflix, com objetivo, segundo eles, de provar que estas plataformas não estão devidamente protegidas contra ciberataques.