Com o lançamento da PlayStation 5 há muita curiosidade sobre a nova consola da Sony, abrindo-se oportunidades para os agentes maliciosos executarem novas campanhas de phishing e scamming, alerta a Kaspersky. Só no mês de outubro, a especialista em cibersegurança encontrou cerca de 130 domínios suspeitos em todo o mundo que mencionavam “PlayStation” nos seus nomes, quantidade que representa 50% dos websites fraudulentos detetados entre janeiro e outubro deste ano.

Devido à escassez de consolas que se adivinha para a época natalícia, estes websites oferecem aos visitantes a possibilidade de fazerem uma pré-reserva da PlayStation 5, através de um pagamento antecipado ou do fornecimento de informações pessoais.

A Kaspersky afirma que algumas páginas chegavam mesmo a oferecer a compra da consola a um valor inferior ao do preço de venda ao público. Além destas, a empresa detetou também domínios que afirmavam existir um preço de venda especial disponível para a versão anterior da consola, a PlayStation 4, justificando a queda no preço com o lançamento da nova versão.

É por isso que os utilizadores devem desconfiar sempre dos bons negócios, como uma regra nas compras online, sobretudo quando não se conhece as lojas em questão. “Gostaríamos de recordar aos utilizadores que se algo na Internet parece demasiado bom para ser verdade, provavelmente deverá ser um scam. As mensagens sobre vendas e pré-reservas devem ser verificadas em fontes fidedignas e, por isso, aconselhamos a não clicar em links de e-mails ou mensagens suspeitas em messengers e redes sociais”, afirma a especialista.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.