Com o objectivo de dinamizar o acesso às tecnologias de informação
entre os jovens, a Câmara Municipal de Lisboa vai colocar a circular nas ruas da cidade um autocarro multimédia. O veículo, em movimento a partir de amanhã, disponibiliza 15 PCs com acesso gratuito à Internet, promovendo igualmente acções básicas de formação em informática.



O objectivo é conseguir captar grande parte dos jovens entre os 15 e os 30 anos que actualmente se encontrem em risco da chamada info-exclusão, aumentando as suas valências em TIC.



Além dos computadores - oito portáteis e sete desktops equipados com placas UMTS que assim permitem o acesso à Internet em mobilidade -, a bordo do autocarro multimédia haverá igualmente impressora e scanner, tal como circuito interno de som. O veículo contempla ainda os cidadãos com necessidades especiais, possuindo uma plataforma elevatória para facilitar o acesso a pessoas com dificuldades motoras e sete teclados em braille.



O espaço interior permite a adaptação a um pequeno auditório multimédia, com projector e tela, de 24 lugares sentados, possibilitando a concretização de eventos diversos, como sessões de esclarecimento ou as mencionadas acções de formação, no fim das quais se atribuem os chamados diplomas de competências básicas. Estas são promovidas com o apoio da FDTI.



Um protocolo entre o Pelouro da Juventude e o Instituto de Emprego e Formação Profissional permitirá também o acesso a informações sobre formação e emprego.



O autocarro terá definidos programas de curto prazo, já que o objectivo passa pela sua requisição por instituições de ensino, associações juvenis ou Juntas de Frequesia, que acabarão por completar o percurso deste veículo alfacinha para a promoção das TIC. Estará igualmente contemplada a sua associação a determinado tipo de eventos, como o Fórum Estudante, no próximo mês de Dezembro, e outros.



Amanhã, terça-feira, o autocarro multimédia da CML vai estar estacionado na Alameda da Cidade Universitária - um local que posteriormente visitará uma vez por semana - para a apresentação oficial ao público. Saldanha e Parque das Nações são igualmente locais a visitar pelo veículo nos próximos dias.



Para o lançamento da iniciativa, o Pelouro da Juventude da autarquia lisboeta contou com a parceria da Portugal Telecom, que proporciona a tecnologia de acesso à Internet. A política de associação, a par do trabalho em rede com outras instituições públicas da cidade, como juntas de freguesia ou instituições de ensino, deverá continuar a ser fomentada para acrescentar valor ao projecto, assegura o Pelouro.



Notícias Relacionadas:

2004-10-01 - Rede de banda larga para as escolas operacional em 18 meses

2001-11-20 - Primeiros 20 diplomas oficiais de competências básicas em TIs entregues