Os beneficiários da Segurança Social vão poder, até ao final de 2003, consultar online na Web a sua situação perante o sistema, garantiu ontem o ministro da Segurança Social e do Trabalho António Bagão Félix, de acordo com a agência Lusa.



A promessa de Bagão Félix foi feita durante a sessão da tomada de posse da nova direccão do Instituto de Solidariedade e Segurança Social, bem como de alguns membros dos conselhos directivos do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social e do Instituto de Informática e Estatística da Solidariedade.



O prazo-limite para a digitalização do sistema de Segurança Social apontado pelo novo governo está de acordo com o estado de evolução do programa de informatização estabelecido no mandato do Partido Socialista.



Na opinião de Bagão Félix, a introdução de um serviço online de contacto entre o beneficiário e o sistema de Segurança Social permitirá aos cidadãos consultarem quando quiserem a sua situação enquanto contribuintes e obter informação actualizada sobre os descontos efectivamente pagos pela sua entidade patronal.



De acordo com o ministro, a disponibilização destes serviços constitui o "primeiro passo no sentido da criação do provedor da Segurança Social", uma entidade que o governante quer estabelecer no sentido de apoiar o cidadão.



Um sinal positivo da digitalização do governo e da sociedade portuguesa é o facto de que, segundo a agência Lusa, mais de 15 mil pessoas consultaram até segunda-feira, dia 29 de Julho, o ante-projecto do novo Código do Trabalho no site do Ministério da Segurança Social e do Trabalho.



Antes de o documento estar disponível aí, visitavam diariamente o site cerca de 900 pessoas, número que subiu para uma média de cerca de 2570 visitas após a publicação do Código. Quinta-feira, 25 de Julho, foi o dia que registou maior número de consultas com 4665 cibernautas a aceder ao site. O Código encontra-se actualmente em fase de consulta pública e será objecto de análise no âmbito da Concertação Social.


Notícias Relacionadas:

2002-02-28 - Governo dá mais um passo em direcção à democracia electrónica (actualizada)

2001-11-30 - Europa discute estado de implementação de governos electrónicos

2001-04-15 - eGovernment de boa saúde

2001-07-11 - Vector 21 traça as necessidades do eGov

2001-07-13 - Avaliação dos sites da AP em concurso