
A Microsoft está a desenvolver uma nova ferramenta que dará aos seus utilizadores o poder e controlo sobre os dados pessoais que são recolhidos sobre si. O projeto é internamente conhecido como Bali.
De acordo com a imprensa internacional, o sistema está a ser testado por um grupo restrito de utilizadores.
O Bali está a ser criado com base no conceito de privacidade inversa. A expressão é utilizada para referir o conjunto de dados que determinada empresa tem sobre um utilizador, mas que este não tem sobre si próprio. O objetivo desta ferramenta é reduzir esse tipo de informação ao mínimo.
O Bali vai funcionar como uma espécie de banco de dados que vai alojar todos os dados gerados pela utilização comum dos serviços e páginas que o utilizador frequenta. Esta informação vai ser visível e pode ser gerida livremente pelo utilizador. Uma das opções que está em cima da mesa contempla a monetização desses mesmos dados, com o dinheiro gerado a reverter a favor do utilizador.
Já existe uma página onde os utilizadores podem requerer a participação no projeto, enquanto avaliadores. Para aceder, siga este link.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi "ataca" Porsche e automóveis de alta cilindrada com o elétrico SU7 Ultra abaixo dos 70 mil euros -
App do dia
Mister Antonio: Salte entre planetas e resolva desafios para agradar a um gato muito exigente -
Site do dia
Tem uma montanha de tarefas pela frente? Esta extensão ajuda a manter tudo organizado a partir do browser -
How to TEK
Aumente a privacidade e “tape os ouvidos” ao seu smartphone
Comentários