Ao longo do último ano o número de agregados familiares com acesso à Internet aumentou 25 por cento para os 77 por cento, os números são do Instituto Nacional de Estatística e fazem parte de uma compilação de dados, que pelo segundo ano consecutivo é reunida pela UMIC e de onde constam informações provenientes de vários organismos públicos estatísticos.



Os mesmos dados mostram que é entre os cidadãos com mais habilitações académicas que a Internet é mais utilizada, sendo que 90 por cento dos portugueses com educação superior usam a rede, contra 24 por cento dos utilizadores com o 9º ano de escolaridade ou inferior.



Entre os estudantes, a utilização de Internet e do computador é quase total e segundo os dados revela o impacto da aposta no fornecimento de Internet de banda larga a todas as escolas, um objectivo que foi atingido no ano passado.



O correio electrónico, a utilização de chats e serviços de mensagens instantâneas estão entre as funcionalidades mais usadas pelos internautas, que também recorrem à rede para a utilização de serviços de vídeo (como o Youtube), pesquisa de informação sobre bens e serviços ou pesquisa de informação sobre saúde, serviços públicos, etc.



Outro dado apurado pela mesma pesquisa às famílias tem a ver com a utilização de formas de comércio electrónico, como o Multibanco. Os dados revelam que 67 por cento dos inquiridos recorrem ao Multibanco, nomeadamente para realizar carregamentos de telemóvel ou pagamento de serviços.



Os números revelam que desde 2005 o número de indivíduos que realizaram compras electrónicas aumentou 50 por cento, embora mesmo assim tenha apenas aumentado para os 6 por cento.



Relativamente aos organismos públicos os dados compilados revelam uma elevada taxa de utilização de Internet nos serviços públicos da Administração Central, regional e local e um crescimento expressivo dos acessos em banda larga, assim como das velocidades das ligações. Na administração local, por exemplo, todas as câmaras têm Internet e 78 por cento usam ligações com débitos superiores a 2 Mbps.



A compilação de dados inclui ainda números - já divulgados - relativamente a utilização das TIC na saúde, nas empresas e nas escolas. Apresenta também dados apurados pela Anacom relativamente ao uso das comunicações electrónicas em termos mais genéricos.



Notícias Relacionadas:

2005-08-01 - Ligar Portugal quer triplicar o número de famílias com acesso à banda larga