O Governo brasileiro está no bom caminho para cumprir os objectivos definidos no Programa Banda Larga nas Escolas, que cobre actualmente perto de 73% das instituições de ensino público.

O país tinha, na contagem mais recente, 47.204 escolas ligadas à Internet através de banda larga, ou seja 72,75 por cento do total de 64.879 instituições de ensino municipais, estaduais e federais que deverão ser contempladas até o fim deste ano, mediante o programa governamental, revelou o regulador brasileiro para a área das telecomunicações - Anatel -, citado pela imprensa local.

A iniciativa que visa equipar as escolas púbicas no Brasil com acesso de banda larga à Internet foi criada em 2008, através de uma parceria estabelecida entre os ministérios das Comunicações e da Educação, a Anatel e os operadores de telefonia fixa.

Segundo os dados divulgados, no primeiro semestre deste ano terão sido ligadas através do programa 4.206 escolas. Neste período, o estado com maior número de instituições contempladas foi São Paulo (826), seguido por Minas Gerais (746), Maranhão (408) e Bahia (318). Entre Janeiro e Junho, a região Norte foi a menos beneficiada: Roraima (10), Amapá (16) e Acre (17).

Refira-se que em Portugal, os objectivos do Plano Tecnológico para a Educação definem que todas as escolas do 2º e 3º ciclo do ensino básico e secundário terão acessos de, pelo menos, 48Mbps até ao final deste ano.

Os números mais recentes indicam que o objectivo está cumprido a 92,5 por cento nas escolas do 2º e 3º ciclo do ensino básico e secundários, que têm ligações de fibra óptica a partir dos 64Mbps. Entre as escolas públicas do 1º ciclo do ensino básico, 97 por cento estão actualmente ligadas à Internet de banda larga.