A Bodleian Library, de Oxford e a Folger Shakespeare Library, de Nova Iorque, empreenderam, conjuntamente, um projecto para a digitalização e posterior disponibilização online de 75 edições impressas das obras de Shakespeare, contemporâneas do autor inglês e até ao ano de 1641.

O processo, que deverá ser completado dentro de um ano, partirá das bibliotecas já digitalizadas das duas livrarias, sendo estas gradualmente disponibilizadas online nos sites das instituições. As 75 edições estarão disponíveis nos site de ambas as bibliotecas, tornando possível aos utilizadores e visitantes consultarem e compararem as imagens lado-a-lado, pesquisarem as peças e indexarem os textos que lhes forem mais pertinentes.

As edições no formato Quarto (referindo-se à técnica de encadernamento) são extremamente importantes, na medida em que são os registos impressos sobreviventes mais antigos e contemporâneos do bardo inglês. Sem manuscritos originais sobreviventes, estas edições revestem-se de uma importância seminal para académicos e estudantes, contendo algumas, anotações do próprio Shakespeare.

A iniciativa surge no seguimento da disponibilização online do espólio de edições Quarto de Shakespeare da Biblioteca Britânica, em 2004.

Notícias Relacionadas:

2007-11-28 - Comissão Europeia em sintonia para desenvolvimento da Biblioteca Digital