A aposta da Microsoft na integração de inteligência artificial no Bing, ao estilo ChatGPT, continua a dar frutos. Nos últimos dias, e desde que foi lançada a atualização para incorporar a tecnologia, o tráfego no Bing aumentou 15,4% e no produto concorrente da Google caiu 2,4%, de acordo com dados apurados pela Similarweb.

Estendendo a análise aos últimos 28 dias, a versão do Bing acelerada por IA já está disponível desde o início de fevereiro, o crescimento do Bing é de 13,6% e o decréscimo do Google 2,8%. Na análise, a empresa de estudos de mercado compara o tráfego nos dois domínios principais do Bing (bing.com) e do Google (google.com), o que significa que não entram nas contas quaisquer subdomínios de uma ou outra marca, como o mail.google.com, maps.google.com ou outros.

A Smilarweb atribui a subida ao impacto da atualização que introduz tecnologia semelhante à do ChatGPT no motor de pesquisa d Microsoft, mas também sublinha que o Bing já vinha a fazer uma trajetória de crescimento nos últimos meses, acumulando crescimentos de quota consecutivos na ordem dos 10%, às conquistados ao concorrente Google.

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Comparando por exemplo fevereiro do ano passado com o último mês de fevereiro, já em 2023, os dados mostram que o tráfego no Bing durante o mês passado cresceu 9% (e no motor de pesquisa da Google caiu 3,1%). Já em fevereiro de 2022 tinha melhorado 8,6%, enquanto no serviço da Google caiu 0,3%.

Note-se no entanto que, embora estes avanços sejam importantes para a Microsoft, estão longe de abalar a hegemonia da Google nas pesquisas, que gere 82 vezes mais tráfego que o Bing. No final de janeiro, e segundo dados compilados pela Statista, a quota de mercado do Bing nas pesquisas não chegava a 9%.

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Os dados compilados pela Similarweb mostram ainda que se o entusiasmo pelo Bing com IA se tem notado, o entusiasmo com o ChatGPT nota-se ainda mais. O tráfego no site chat.openai.com nos últimos sete dias cresceu 21,3%, comparativamente à semana anterior.

Outras fontes já tinham dado nota do impacto da chegada nova versão do Bing. Números da Data.ai mostravam que o número de downloads do motor de pesquisa multiplicou-se por oito, depois de ficar disponível a versão com IA.

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No mesmo período, o download da aplicação de pesquisa da Google caiu 2%. A própria Microsoft, no início de março, indicava que o número de utilizadores diários ativos da versão remodelada do seu motor de busca ultrapassou a marca dos 100 milhões.

Analistas consultados pela Reuters acreditam que o Bing continuará a capitalizar sobre a inovação da sua versão mais recente, pelo menos enquanto a Google não acelerar uma resposta. A empresa já apresentou o Bard, mas a integração da tecnologia nas principais ferramentas da gigante das pesquisas ainda vai demorar.