O BitTorrent vai saltar da internet diretamente para a "televisão" já a partir de dia 18 de julho. Depois de ter criado um serviço de streaming de música e vídeo, a empresa vai agora estrear um canal de televisão que inicia transmissões com a cobertura da convenção do Partido Republicano norte-americano.

Para além de temáticas do universo político, o BitTorrent News (BTN) vai também dedicar por parte das suas emissões ao desporto, onde pretende abordar eventos e atletas pouco divulgados pelos meios de comunicação mais mainstream.

A liderar o canal estará Harrison Bohrman que conta com passagens pela CNN e pela VICE no currículo. A equipa conta ainda com antigos jornalistas da Al Jazeera e Fox News, um professor de ciência política e o conhecido comediante e podcaster, Justin Robert Young.

O canal será emitido através da plataforma de livestreaming BitTorrent Live que, para além do BTN, terá também transmissões de outros 13 canais que se compreendem num leque de temáticas que vai da meteorologia (AWE) à música (Clubbing TV, NUsicTV), passando pelo cinema (Filmbox Arthouse) e desportos de combate (Fightbox).

"As notícias televisivas têm vindo a estagnar há já algum tempo e tem tido problemas em atrair uma geração que cresceu online. O BitTorrent News está a ser construído para resolver esse problema", disse Erik Schwartz, vice-presidente do departamento de media da BitTorrent.

As primeiras emissões terão entre 10 a 12 horas e, durante a cobertura da convenção, serão compostas, sobretudo, por comentários aos desenvolvimentos do evento, feitos por convidados e jornalistas. 

"Estamos a 'casar' os princípios do acesso livre à informação da internet com a necessidade que a sociedade tem de notícias sem filtros ou restrições," disse Jeremy Johson, o CEO da BitTorrent à Variety. "Não quero ser demasiado pomposo, mas estou realmente animado acerca desta iniciativa. Acho que aquilo que estamos a fazer é importante para o mundo", confessou.

Por enquanto, o BitTorrent Live está disponível apenas para Apple TV, mas o Android, macOS e iOS vão, brevemente, juntar-se ao rol.