Os bloggers que publiquem informações falsas acerca de produtos podem vir a ser processados pelos consumidores, diz o Organismo Federal para ao Comércio dos EUA (FTC).

Actualmente, marketers de todo o mundo gastam milhões para chegar a bloggers e grupos de redes sociais. A estratégia foi utilizada por diversas empresas durante anos e garantia que, a determinada altura, os bloggers escrevessem sobre os produtos que lhes eram enviados. Por exemplo, um software "oferecido" a um blogger acabaria por ser mencionado num ou outro texto, o que dava visibilidade ao produto e, consequentemente, à marca.

Mesmo nunca tendo desaparecido, esta táctica está a ganhar nova dimensão e a FTC viu-se na obrigação de intervir com a revisão das suas directrizes.

Com a nova regulação, os bloggers ficarão sujeitos a normas semelhantes às aplicadas na comunicação social. Terão uma conduta a seguir e não podem fazer publicidade enganadora acerca dos produtos ou serviços que lhes são facilitados. Caso se prove que as observações efectuadas nos textos são falsas, empresas e bloggers são penalizados.

Esta é a primeira revisão das normas neste campo da publicidade desde 1980, algo necessário "dadas as novas formas de comunicação" que, segundo a FTC "abriram as portas a novas áreas do marketing".