Com o período de transição do Brexit a terminar, a partir do dia 1 de janeiro de 2021 começam a vigorar novas leis no Reino Unido, trazendo mudanças em múltiplas áreas: desde o comércio às viagens.

As alterações vão também afetar serviços como o Amazon Prime Video, uma vez que o regulamento europeu sobre a portabilidade dos serviços online de conteúdos deixa de vigorar no Reino Unido a partir do próximo ano. A plataforma já começou a alertar os utilizadores no Reino Unido, passando também a incluir no seu website um aviso relativo às mudanças na entrada no novo ano.

Alerta do Amazon Prime Video no Reino Unido

Recorde-se que o regulamento que entrou em vigor na União Europeia a 1 de abril de 2018, permite aos cidadãos dos Estados-Membros usufruir dos conteúdos digitais, incluindo filmes, séries, música, videojogos ou ebooks, em qualquer local do espaço europeu, tal como se estivessem em casa.

O governo britânico tinha já dado a conhecer no início de 2020 as alterações no que toca à implementação do regulamento no território. Na prática, as empresas responsáveis pelos serviços não terão a obrigatoriedade de disponibilizar os mesmos conteúdos que existem nas suas versões no Reino Unido a um utilizador que esteja, por exemplo, em viagem num dos países do Espaço Económico Europeu (EEA na sigla em inglês).

Assim, “um cidadão britânico a visitar o EEA poderá ver restrições nos conteúdos disponíveis a partir de 1 de janeiro de 2021” e vice-versa, explica o governo britânico.

Gestão de utilizadores britânicos do Facebook a partir dos Estados Unidos preocupa os especialistas legais
Gestão de utilizadores britânicos do Facebook a partir dos Estados Unidos preocupa os especialistas legais
Ver artigo

Para lá do mundo dos serviços de streaming de conteúdos, os efeitos do Brexit também se fazem sentir na relação que empresas como o Facebook têm com os utilizadores. Na primeira metade de 2021, a rede social liderada por Mark Zuckerberg vai transferir a gestão dos utilizadores que mantém no Reino Unido para a sua sede na Califórnia, nos Estados Unidos.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.