A Comissão Europeia (CE) quer que professores, trabalhadores e recrutadores ajudem a garantir que os europeus estão equipados com as competências digitais para vingar no mundo do trabalho depois da COVID-19. Para isso, Bruxelas lançou novas diretrizes no relatório DigComp at Work, que inclui fases práticas, ações importantes, dicas e recursos online
Como explica Mariya Gabriel, comissária para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, a pandemia de COVID-19 trouxe mudanças claras no mercado de trabalho e agora é necessária uma adaptação. “Nos últimos meses, o distanciamento social transformou a maneira como nos relacionamos, investigamos e inovamos no trabalho e precisamos de dotar as pessoas das competências digitais certas para continuarmos a trabalhar".
Com o apoio à gestão da transição digital a estar no centro do documento, apresentado no início de julho European Skills Agenda, a Comissão irá prosseguir com este trabalho no outono. Nessa altura, vai apresentar um plano de ação para a educação digital atualizado e revelar mais detalhes sobre a construção do Espaço Europeu da Educação.
Para a Comissão, a framework sobre as competências digitais na União Europeia (DigComp) vai desempenhar um papel importante no apoio ao mercado de trabalho de países, empresas e parceiros sociais. Os estudos de caso do relatório mostram exemplos práticos do desenvolvimento das competências digitais, com o guia de implementação a disponibilizar diretrizes específicas, exemplos e recursos úteis do DigComp.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Robot da Toyota regista recorde do Guinness no lançamento ao cesto mais distante -
Site do dia
Sentiu um sismo? Veja como pode verificar se houver um terramoto -
App do dia
Coromon: um clássico moderno no mundo mobile que continua a conquistar jogadores -
How to TEK
Não quer que a rede social X use os seus dados para treinar a IA? Saiba como desativar a conta
Comentários