Com os últimos desenvolvimentos da “novela” do Twitter aos comandos de Elon Musk, são muitos os que acreditam que a rede social não tem condições para aguentar durante muito tempo. Entre despedimentos e demissões, falhas na plataforma e um CEO que parece ter outras prioridades em mente há quem preveja mesmo o fim do Twitter como o conhecemos.

Para lá dos internautas que olham para este momento como o capítulo final do Twitter, há também quem defenda as mudanças feitas por Elon Musk e outros que afirmam que a plataforma não vai morrer imediatamente. Porém, entre a confusão que se instalou na rede social, uma coisa é certa: não faltam memes para reagir ao que se está a passar.

Clique nas imagens para ver alguns dos melhores memes 

A popularidade de hashtags como #RIPTwitter e #Twitterdown cresceu exponencialmente nas últimas horas, liderando a tabela de tópicos mais populares no Twitter. “Space Karen” é outro dos tópicos em tendência, numa referência a uma mensagem de protesto projetada na fachada da sede do Twitter, em São Francisco, Califórnia, direcionada a Elon Musk.

A mensagem, projetada pelo ativista Alan Marling, afirma-se como um protesto em reação ao ultimato dado por Elon Musk no início desta semana aos colaboradores da empresa. “Parasita supremo”, “lambe-botas do ditador”, “colonizador inseguro”, “racista mesquinho”, “megalómano” e “bilionário inútil” são alguns dos nomes dirigidos ao empresário na mensagem.

As alternativas ao Twitter não escaparam aos memes, em particular no Brasil, onde a Koo, acabou por ganhar popularidade, dando origem a uma variedade de trocadilhos inspirados na semelhança entre o nome da rede social e outra palavra portuguesa…Nem a própria plataforma indiana ficou indiferente.

Elon Musk responde com memes (e mais mudanças)

Como já é habitual, os memes foram a forma escolhida por Elon Musk para comunicar as suas opiniões junto de quem o segue. Num dos mais recentes, o CEO do Twitter critica os senadores norte-americanos que querem que a Federal Trade Commission (FTC) investigue o que se está a passar na empresa, dando a entender que os mesmos se deveriam concentrar no escândalo da corretora de criptomoedas FTX.

O empresário aproveitou a ocasião para revelar mais mudanças na plataforma afirmando que contas outrora banidas por diferentes motivos, como as de Kathy Griffin, Jordan Peterson e do website de sátira Babylon Bee, voltaram a estar ativas.

A decisão em relação à conta de Donald Trump, banido após o “assalto” ao Capitólio em janeiro do ano passado, ainda não foi tomada, afirma. Mas não é tudo: de acordo com Elon Musk a “nova política do Twitter é a liberdade de expressão”, mas publicações negativas ou de ódio não serão promovidas nem monetizadas na rede social.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.