Realiza-se hoje em Bruxelas uma reunião organizada pela Comissão Europeia - através da Direcção-geral da empresa e da Direcção Geral Sociedade da Informação - que tem como objectivo examinar os resultados e experiências obtidas durante o primeiro ano de actividade da Iniciativa Go Digital.



Este projecto faz parte do plano de acção eEurope que visa dar resposta às necessidades das Pequenas e Médias Empresas (PMEs) europeias no ambiente da economia digital. O objectivo da iniciativa Go Digital é ajudar as empresas de menor dimensão a tirarem partido das Tecnologias da Informação para aumentarem o seu nível de concorrência.



Nesta conferência, o Comissário Erkki Liikanen para a Sociedade da Informação efectua o balanço das actividades realizadas durante o primeiro ano de existência da iniciativa Go Digital. São também sugeridas acções potenciais tendo em conta o plano de acção eEurope 2005.



Contando com cerca de 500 participantes registados, o evento tem como oradores Bruno Lamborghini, presidente da empresa italiana Olivetti Tecnost, executivos de topo de ministérios europeus e vários representantes de PMEs que podem veicular as suas opiniões e experiências sobre o processo de digitalização nas suas companhias. A conferência vai incluir ainda a difusão de vídeos e stands de exposição que demonstram os resultados da adopção do e-business pelas PMEs.



Um tema que debatido num painel de discussão próprio dedicado aos futuros desafios da iniciativa Go Digital é a prática e política de projectos com PMEs espalhados por toda a Europa. Realizam-se também quatro sessões paralelas destinadas a debater assuntos mais especializados como tecnologia, empreendedorismo, consciencialização e competências e segurança.



As visões futuras da actividade das PMEs europeias na economia digital fazem parte da sessão de encerramento, onde a perspectiva da Comissão Europeia é apresentada por Robert Verrue, Director Geral para a Sociedade da Informação e Fabio Colasanti, Director Geral para as Empresas. Bruno Lamborghini representa a visão da indústria.



Até à data, os principais sucessos do projecto Go Digital incluem o lançamento de uma iniciativa de benchmarking para avaliar as políticas do sector público dos diferentes Estados-membros que apoiam a adopção do e-business pelas PMEs, bem como a criação de um observatório de mercados na área da economia digital encarregado de punlicar indicadores quantitativos sobre a adopção do e-business pelas PMEs.



Outras actividades desta iniciativa foram o lançamento de um portal de informação legal sobre e-business que disponibiliza legislação relevante na área do comércio electrónico e informação sobre iniciativas de auto-regulação, uma campanha de consciencialização Go Digital que contou com mais de 70 eventos por toda a Europa, a realização de 60 projectos de digitalização de empresas no âmbito do programa IST (Information Society Technologies), para além da criação de um grupo de monitorização de competências em Tecnologias da Informação e da Comunicação, contando com representantes de cada Estado-membro, de forma a acompanhar a procura por pessoas com formação nessa área, bem como em e-business.


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