O CEO da Google vai encontrar-se esta sexta-feira com a comissária europeia para a concorrência Margrethe Vestager e com comissário responsável pelas Sociedade e Economia Digitais Guenther Oettinger.

A reunião acontece uma semana após Kent Walker, vice-presidente sénior da Google, ter negado as acusações lançadas pela Comissão Europeia de que o sistema operativo Android não cumpria os regulamentos concorrenciais em vigor.

O executivo considera que o sistema operativo, que já rendeu milhares de milhões de dólares em lucro à Google desde que foi lançado em 2008, não tem sido mais do que um catalisador da inovação e um dinamizador da atividade concorrencial.

Além disso, a CE acusou também o gigante tecnológico de Mountain View de dar primazia aos próprios serviços no seu motor de busca, em detrimento dos serviços dos seus rivais, o que Walker também rejeitou.

De acordo com a Reuters, espera-se que as autoridades europeias emitam um veredicto sobre estas alegadas infrações durante o próximo ano. Consta que existe a possibilidade de a Google vir a ser obrigada a modificar o seu modelo de negócio e a forma como opera no mercado, e também pode ter de pagar multas avultadas.

Sundar Pichai, CEO da Google, já se tinha reunido com Vestager e Oettinger em fevereiro, altura em que tomou posso da liderança da tecnológica norte-americana. Agora, prepara-se para uma “segunda ronda” com os comissários.

Apesar de não serem explicitadas as razões da viagem até Bruxelas, poderá ter-se uma noção do que o leva até ao “coração” da União Europeia, dado o atual clima de tensão entre a CE e a Google.

A contenda entre a Comissão Europeia e a Google já se arrasta há cerca de 6 anos, tendo começado por uma denúncia feita por algumas empresas tecnológicas, entre as quais a Microsoft, relativamente às suas alegadas práticas monopolistas.