Na entrada da nova década, os smartphones vão continuar a dominar o mercado global dos dispositivos eletrónicos. No entanto, embora se preveja um aceleramento na adoção da tecnologia 5G em 2020, nem todos os consumidores planeiam fazer uma atualização imediata para as redes móveis de quinta geração. As conclusões são avançadas pelo mais recente estudo da GSMA, o qual foi apresentado na edição de 2020 da CES.

Os resultados indicam que na maioria dos países com economias de rendimentos altos e médios a adoção de smartphones encontra-se entre os 85 e os 95%. Contudo, os consumidores em mercados ocidentais parecem optar por uma abordagem mais cautelosa no que toca ao upgrade dos seus dispositivos para o 5G.

Nos Estados Unidos, por exemplo, apenas 40% planeia aderir às redes móveis de quinta geração. Já na Europa, em países como Itália, Espanha, França, Alemanha e Reino Unido, a percentagem de consumidores que tenciona fazer o mesmo situa-se entre os 30 e os 35%. Os números são um claro contraste em relação a mercados como a China e a Coreia do Sul, onde os níveis de adoção rondam os 70% e os 60%, respetivamente, sendo que quase metade dos indivíduos chineses inquiridos querem comprar um smartphones preparado para o 5G assim que estejam disponíveis.

Níveis de adoção do 5G no que toca ao mercado de smartphones
créditos: GSMA
IDC prevê aumento exponencial da implementação de dispositivos ligados à web até 2024
IDC prevê aumento exponencial da implementação de dispositivos ligados à web até 2024
Ver artigo

O mercado dos dispositivos inteligentes para a casa e o dos wearables é outro dos destaques do estudo. Embora se preveja um aumento exponencial da implementação de dispositivos ligados à web até 2024, a GSMA indica que a fragmentação e a falta de compatibilidade entre a variedade de gadgets desenvolvidos pelas fabricantes poderá afetar a adoção de dispositivos do ecossistema IoT.

Não obstante, o segmento de mercado está a ser dinamizado pela crescente popularidade das colunas inteligentes. Evidenciando uma tendência já demonstrada pela Canalys, a GSMA indica que a adoção deste tipo de gadgets foi a que mais cresceu em 2019, sendo que 21% dos lares à volta do mundo já os têm.

Colunas inteligentes ultrapassam os 200 milhões de utilizadores este ano
Colunas inteligentes ultrapassam os 200 milhões de utilizadores este ano
Ver artigo

A adoção de pulseiras fitness e de smartwatches também registou um forte crescimento em 2019, em concordância com a tendência verificada pela IDC em dezembro do ano anterior. Segundo a GMSA, os Millennials são a geração com maiores níveis de adoção destes dispositivos. No entanto, o estudo aponta que as empresas tecnológicas estão a perder uma grande “fatia” do mercado ao não apelar às faixas mais idosas da sociedade.

O SAPO TEK está a na CES 2020 em Las Vegas para descobrir as principais tendências e os gadgets mais interessantes, mas também os mais estranhos e pode acompanhar aqui todas as notícias que vamos trazendo em direto de Las Vegas.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.