A mais recente edição do Ericsson Mobility Report prevê que o 5G atinja um total de 2,6 mil milhões de subscrições, à escala global, até ao fim de 2025, demonstrando uma subida exponencial em relação aos 1,5 mil milhões mencionados na edição de novembro de 2018.

A empresa espera que a cobertura da rede de quinta geração abranja 65% da população mundial, gerando 45% da totalidade do tráfego global de dados móveis. De acordo com os dados revelados, o processo de aceleramento da tecnologia avançará em 2020, preparando as bases para os altos níveis de adoção que se registarão a partir de 2021/2022.

Ericsson admite que adesão ao 5G vai crescer acima das expectativas
Ericsson admite que adesão ao 5G vai crescer acima das expectativas
Ver artigo

À medida que aumenta a adesão das operadoras às redes móveis de quinta geração, a Ericsson prevê que, até ao final de 2019, o número de subscrições móveis 5G atinga os 12 milhões. O mercado asiático, liderado pela China, representa a vasta maioria das subscrições. De acordo com a empresa, as três principais operadoras chinesas lançaram serviços 5G neste ano, sendo que mais de 10 milhões de utilizadores se registaram em outubro.

Níveis de adoção global do 5G previstas pela Ericsson
Créditos: Statista

Até 2025, espera-se que a adesão a subscrições de 5G seja mais rápida na América do Norte, com 74% das subscrições móveis antecipadas na região a ter origem na nova geração de redes. Segue-se o Nordeste Asiático, com 56%, e a Europa, a qual ocupa a terceira posição no ranking com 55%.

Subscrições móveis por região e tecnologia

O Ericsson Mobility Report revelou ainda que entre o terceiro trimestre de 2018 e o mesmo período em 2019, o tráfego total de dados móveis aumentou 68%. Prevê-se que atinja 160EB por mês até ao fim de 2025, período em que se estima que 45% desse tráfego seja proveniente de redes 5G.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.