A mais recente edição do Ericsson Mobility Report prevê que o 5G atinja um total de 2,6 mil milhões de subscrições, à escala global, até ao fim de 2025, demonstrando uma subida exponencial em relação aos 1,5 mil milhões mencionados na edição de novembro de 2018.
A empresa espera que a cobertura da rede de quinta geração abranja 65% da população mundial, gerando 45% da totalidade do tráfego global de dados móveis. De acordo com os dados revelados, o processo de aceleramento da tecnologia avançará em 2020, preparando as bases para os altos níveis de adoção que se registarão a partir de 2021/2022.
À medida que aumenta a adesão das operadoras às redes móveis de quinta geração, a Ericsson prevê que, até ao final de 2019, o número de subscrições móveis 5G atinga os 12 milhões. O mercado asiático, liderado pela China, representa a vasta maioria das subscrições. De acordo com a empresa, as três principais operadoras chinesas lançaram serviços 5G neste ano, sendo que mais de 10 milhões de utilizadores se registaram em outubro.
Até 2025, espera-se que a adesão a subscrições de 5G seja mais rápida na América do Norte, com 74% das subscrições móveis antecipadas na região a ter origem na nova geração de redes. Segue-se o Nordeste Asiático, com 56%, e a Europa, a qual ocupa a terceira posição no ranking com 55%.
O Ericsson Mobility Report revelou ainda que entre o terceiro trimestre de 2018 e o mesmo período em 2019, o tráfego total de dados móveis aumentou 68%. Prevê-se que atinja 160EB por mês até ao fim de 2025, período em que se estima que 45% desse tráfego seja proveniente de redes 5G.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Como é viver no espaço? 5 curiosidades e desafios na rotina de um astronauta -
App do dia
O que é que lhe apetece perguntar hoje à Inteligência Artificial? -
Site do dia
Este website é um editor de IA que ajuda a colocar palavras atrás de imagens -
How to TEK
Faça um planeamento melhor para chegar ao destino em 5 dicas no Waze
Comentários