Novos dados da ESET revelam que, ao longo dos quatro primeiros meses do ano, as ameaças que chegam por email cresceram 37%.

Os especialistas indicam que, apesar das atividades de phishing ativas, este crescimento deve-se em grande parte a campanhas de spam com documentos maliciosos da família de trojans Emotet.

Clique nas imagens para mais detalhes:

Em março deste ano foi registado um pico nas campanhas de spam em grande escala do Emotet, sendo detetado como variantes do DOC/TrojanDownloader.Agent, num aumento que também se fez sentir em Portugal.

Em comparação com o terceiro trimestre de 2021, os especialistas verificaram um aumento de 829% na incidência do DOC/TrojanDownloader.Agent. Entre os países mais afetados incluem-se o Japão, Itália e Espanha.

Este tipo de malware é distribuído através de documentos Microsoft Word maliciosos, que são capazes de descarregar outros tipos de malware da Internet.

Porém note-se que a maior incidência desta campanha antecedeu a desativação por parte da Microsoft dos macros Visual Basics for Applications que eram descarregados por predefinição nos programas Office.

É por este motivo que se espera que a prevalência de anexos maliciosos com ficheiros de Office utilizados para disseminar este malware da família Emotet decresça no futuro.

O MSIL/TrojanDownloader.Agent foi outra das ameaças que cresceu substancialmente durante o período em análise, aumentando 130% face ao terceiro trimestre de 2021.

De acordo com os investigadores, este software malicioso tenta descarregar outros tipos de malware, contendo, de modo geral, um URL ou uma lista de URLs que conduzem à sua carga maliciosa final.

Segundo a ESET, o MSIL/TrojanDownloader.Agent foi a terceira maior ameaça detetada em Portugal durante os primeiros meses do ano.

Os dados indicam ainda que 55% dos anexos maliciosos detetados durante o período em análise foram anexos executáveis Windows. Seguem-se os ficheiros de Script (30%) e documentos de Office (10%).

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.