Em antecipação à edição de 2023 da conferência C-Days, que arranca hoje na Alfândega do Porto, decorrendo até ao dia 16 de junho, Lino Santos, coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) realça que os ciberataques em Portugal continuam a aumentar, numa tendência com “números preocupantes”. 

Em declarações à TSF, o responsável detalha que há uma “tendência de aumento contínuo” no que toca aos incidentes de cibersegurança no nosso país. Olhando para 2022, houve um crescimento de 14%, afirma Lino Santos, realçando também um aumento na ordem dos 48% de “crimes tipificados na lei do cibercrime registados pelas autoridades policiais”.

Nas palavras do coordenador do CNCS, a questão torna-se particularmente preocupante quando se tem em conta que mais de metade dos incidentes aconteceram por erro humano. De acordo com dados avançados pelo responsável, mais de metade dos incidentes registados no ano passado correspondem a casos de phishing. Em destaque estão também crimes de burla informática.

A tendência crescente no número de incidentes de cibersegurança registados em Portugal traz desafios, incluindo para a Administração Pública, sobretudo no que respeita à falta de recursos humanos, afirma o responsável, realçando que o CNCS está a apostar na requalificação, num projeto financiado pelo PRR, com vista à criação de uma academia de cibersegurança.

C-Days 2023: Mais confiança é o tema da nona edição da conferência do CNCS
C-Days 2023: Mais confiança é o tema da nona edição da conferência do CNCS
Ver artigo

Recorde-se que, este ano, a conferência C-Days, que se afirma como ponto de encontro para a comunidade da área da cibersegurança em Portugal, promovendo a partilha de conhecimento, ideias e práticas, segue o tema “Mais Confiança”.

Ao longo de três dias, a conferência será palco para um vasto conjunto de sessões, com decisores, profissionais, académicos, estudantes e membros da comunidade de cibersegurança em geral.

Como avança o CNCS em comunicado à imprensa, hoje, as sessões decorrem entre as 14h30 e as 19h, com a abertura da conferência a contar com a participação de Lino Santos e de Filipe Araújo, Vice-Presidente da Câmara Municipal do Porto. Já a sessão de encerramento do primeiro dia da conferência será realizada pelo Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo.

Em destaque no primeiro dia da C-Days 2023 estão os temas das comunicações quânticas no contexto português, da Estratégia Nacional de Segurança do Ciberespaço e dos selos de maturidade digital no âmbito da cibersegurança.

Há também espaço para debates sobre a gestão coordenada de vulnerabilidades e sobre a "hard law" e a "soft law" face dos desafios colocados ao ciberespaço, além de sessões sobre Inteligência Artificial e o seu impacto na cibersegurança e uma simulação em realidade virtual de ciberataques.