Estamos a menos de 24 horas de mais uma Black Friday. E numa altura em que mais de metade dos portugueses deverão fazer compras online neste dia, muitas instituições têm alertado para os riscos que podem surgir, desde burlas a fraudes. A própria GNR assume que vai fiscalizar as compras online neste dia através da Open Source Intelligence (OSINT).

Em declarações à TSF, o capitão Carlos Canatário explica que "da mesma maneira que fazemos vigilância no mundo real, fazemos exatamente o mesmo no espaço digital", neste caso através da OSINT. E na Black Friday esta atitude revela-se algo ainda mais importante, já que "o número de transações aumenta, pelo que os riscos também aumentam".

Black Friday: aproveite as melhores ofertas mas proteja-se de eventuais esquemas
Black Friday: aproveite as melhores ofertas mas proteja-se de eventuais esquemas
Ver artigo

Além disso, muitas vezes os consumidores sujeitam-se a "riscos desnecessários" para conseguir um desconto maior na Internet, refere. Neste sentido, a GNR aconselha os consumidores a desconfiarem sempre de promoçoes demasiado atrativas e com valores muito abaixo do mercado. Outra medida de prevenção essencial é comprovar que a loja online é real e segura (o endereço deve começar por https://) e não usar computadores públicos para fazer estas compras na internet.

Os comprovativos de compra ou qualquer troca de comunicações, como e-mails, enviados às lojas online devem ser guardados e o extrato bancário vigiado nos dias depois da compra, alerta ainda Carlos Notório.

Kaspersky alerta para elevado risco de ciberataques na “febre das compras” da Black Friday
Kaspersky alerta para elevado risco de ciberataques na “febre das compras” da Black Friday
Ver artigo

A popular época de descontos que antecede o Natal está cada vez mais enraizada no nosso país, com os portugueses a procurarem os melhores negócios e com as marcas apostam em múltiplas fórmulas e estratégias para chegar ao consumidor. Mas nesta equação as promessas de poupança são muitas, mas o conceito de “bom negócio” não está garantido.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.