O Instagram quer dar aos utilizadores mais controlo sobre a forma como as publicações surgem no seu feed de navegação. Depois de um período de testes, a rede social do universo da Meta lança agora duas novas formas cronológicas de visualizar o feed, “Favorites” e “Following”, que vão começar a chegar aos utilizadores ao longo dos próximos dias.

A rede social começa por explicar que as pessoas usam o seu feed do Instagram para diferentes propósitos: de descobrir novos criadores através de publicações sugeridas a manterem-se atualizados no que toca às novidades dos seus amigos e família.

O Instagram afirma que as novas formas de visualização vão dar aos utilizadores novas “formas de moldar a sua experiência” tendo em conta o “que é melhor para elas”.

De acordo com a rede social, o modo de visualização “Favorites” mostra as publicações mais recentes de uma lista de contas específicas que o utilizador escolhe, como, por exemplo, os melhores amigos ou criadores de conteúdo favoritos.

Instagram | Novidades na visualização do feed
créditos: Instagram

Nela os utilizadores podem adicionar até 50 favoritos, sendo possível fazer alterações quando desejarem: as pessoas não são notificadas quando são adicionadas ou removidas da lista. O Instagram detalha que as publicações da lista de favoritos serão mostradas mais acima no feed inicial, através de um ícone de estrela.

Já o modo “Following” mostra as publicações por ordem cronológica, para que o utilizador possa acompanhar rapidamente as publicações que não quer perder. Note que a página inicial vai continuar a ser o feed principal do utilizador, apresentando uma mistura de conteúdo das contas que segue, além de publicações sugeridas, que irão permitir descobrir conteúdos e criadores relacionados com os seus interesses.

Recorde-se que, o regresso do feed cronológico é há muito pedido pela comunidade, embora a empresa tenha defendido anteriormente que o feed organizado pelo algoritmo era mais benéfico para os utilizadores. Porém, para o Instagram, o algoritmo tornou-se um assunto sensível nos últimos anos.

Críticos apontam que a sugestão de conteúdos pode ter um impacto negativo na saúde mental dos jovens e alguns legisladores norte-americanos chegaram mesmo a falar sobre a necessidade de regular os algoritmos. No entanto, o Instagram tornou-se mais agressivo nesta prática, com a sugestão de posts e Reels nos feeds dos utilizadores. O regresso do feed cronológico, ainda que de forma opcional, dá um argumento à tecnológica nesta batalha.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.