A Comissão Europeia rejeitou a proposta apresentada pelo Facebook acerca da regulação de conteúdo nas redes sociais, deixando claro que a plataforma terá de assumir a responsabilidade perante aquilo que nela é publicado. De acordo com Thierry Breton, comissário para o Mercado Interno, o Facebook tem de se adaptar às regras europeias e não ao contrário.

“Não é suficiente. É demasiado lenta e insuficiente em termos de responsabilidade e regulação”, defendeu Thierry Breton. O comissário argumenta ainda que a proposta da rede social não menciona o seu domínio no mercado, nem define claramente os seus deveres, avança o Financial Times.

A decisão surge no contexto da visita de Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, a Bruxelas para uma reunião com Thierry Breton, Vera Jourová, comissária europeia da justiça, e ainda com Margrethe Vestager, vice-presidente executiva da pasta Era Digital.

Mark Zuckerberg quer mais regulação do conteúdo perigoso em todas as redes sociais
Mark Zuckerberg quer mais regulação do conteúdo perigoso em todas as redes sociais
Ver artigo

“Quero que empresas como o Facebook se esforcem na defesa da Democracia”, afirmou Vera Jourová, indicando que a rede social “não pode distanciar-se de toda a responsabilidade”. A comissária defende que a plataforma tem de decidir “o que quer ser” como empresa e que valores quer promover. “Não cabe aos governos ou aos reguladores decidir se o Facebook será uma força do bem ou do mal”, afirma a responsável.

Além apresentar os planos finais sobre a abordagem à Inteligência Artificial no próximo dia 19 de fevereiro, a Comissão Europeia vai apresentar uma série de propostas relativas à regulação das gigantes tecnológicas norte-americanas, algo que pode desafiar o domínio de empresas como o Facebook, a Google e a Amazon.

Este mês estamos a celebrar os 20 anos do SAPO TeK. Saiba mais em https://tek.sapo.pt/tag/SAPOTEK20anos