A Google atualizou o Gmail e o Google+ para que os utilizadores possam enviar mensagens de correio eletrónico a outras pessoas, mesmo sem ter o endereço das mesmas. Como? Através da integração entre os serviços, sendo apenas necessário adicionar a pessoa que deseja contactar à lista de indivíduos que segue na rede social.

A medida está a gerar mais uma onda de críticas contra a Google, estando os internautas a questionar mais uma vez as práticas e a política de privacidade da empresa.

Mas neste caso concreto, ao contrário do que acontece com a questão dos comentários no YouTube, existem alternativas. O TeK ensina de seguida como é que pode evitar a integração entre o Gmail e o Google+.

Nas próximas 24 horas todos os utilizadores vão receber um email da Google a explicar as alterações. Nesse mesmo email é dito que nas definições do Gmail existe um novo campo de escolha.

[caption]Google+ e Gmail[/caption]

No separador "Geral" das Definições da sua conta de email da Google, procure pelo separador Enviar um email através do Google+. Aí será confrontado com a questão "Quem pode enviar-lhe emails através do seu perfil do Google+?", que tem como resposta pré-definida "Qualquer pessoa no Google+". Mas existem mais opções.

Carregando na caixa de escolha, os utilizadores podem escolher entre "Círculos alargados", "Círculos" e "Ninguém". Se quer manter a privacidade do seu email dissociada do perfil na rede social, a última opção será a mais indicada. Se faz uma gestão cuidada dos seus Círculos, a segunda opção também será válida. A primeira opção permite que os amigos dos seus círculos o possam contactar.

[caption]Google+ e Gmail[/caption]

Depois basta guardar as alterações e gozar dos níveis de privacidade que definiu.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.