Há 10 anos atrás, a marca Continente lançava aquele que ficou para a história como o primeiro hipermercado online em Portugal. Em 2004, o "pioneiro" ganhava companhia, com o serviço de compras online de produtos de supermercado do El Corte Inglés e em 2007 foi a vez do grupo francês Auchan dar a conhecer o seu @Jumbo.



O "negócio" custou a arrancar - até porque em 2001 (e mesmo em 2004) a taxa de penetração da Internet em Portugal não seria muito elevada -, mas hoje soma um volume considerável de adeptos, que tem tendência a crescer, pela comodidade do serviço e também pelas diferentes funcionalidades ganhas entretanto.



Registando "níveis de crescimento elevados e consistentes desde o seu lançamento" o,Continente Online conta actualmente com mais de 4,5 milhões visitas anuais e com mais de 300 mil clientes registados, a quem disponibiliza mais de 20 mil produtos alimentares e não alimentares, incluindo os frescos (carne, peixe e fruta), "com todas as garantias de satisfação ou devolução", referiu fonte da empresa ao TeK.



Entre os aspectos a salientar no percurso que já dura há 10 anos destaque para a "evolução da qualidade do serviço e da loja online", bem como a evolução geográfica do serviço. "No final de 2001 este estava restrito a sete lojas. Actualmente temos 15 lojas e fazemos entregas em 14 distritos de norte a sul do país, com cobertura que atinge 65 por cento", destaca a mesma fonte.



A apreciação do Jumbo ao seu negócio online também é positiva. O @Jumbo soma 120 mil utilizadores registados e, em média, mais de 500.000 visitas por mês, quando o número de encomendas "tem crescido anualmente a dois dígitos", indica João Canaveira, responsável pela loja online.



O El Corte Inglês, por sua vez, não fala em números mas diz que o volume de visitas e de compras tem aumentado "constante e sistematicamente", quando recentemente decidiu acrescentar ao conjunto de produtos que vende através da Internet para as áreas metropolitanas de Lisboa, Porto e Coimbra artigos da área de electrónica.



Mercearia, bebidas, lacticínios, congelados e produtos de higiene estão entre os itens mais procurados nos três hipermercados virtuais, que revelam também que, nos últimos tempos, se tem assistido a um maior interesse pelos produtos frescos.



Embora a evolução do volume de compras seja positiva e esteja consolidada, o peso na facturação total das empresas ainda não é significativo, notam as empresas.



"Encaramos as vendas online mais do ponto de vista de serviço ao cliente do que como um negócio isolado. O serviço nasceu precisamente para dar resposta às solicitações dos clientes que já compravam por telefone, fax e email e pretendiam também passar a comprar pela Internet", refere o gabinete de comunicação do El Corte Inglês.



"Os níveis de satisfação e feedback recebido dos nossos clientes permitem-nos avaliar de forma muito positiva, e criar excelentes expectativas do que será o futuro próximo", consideram por sua vez os responsáveis do Continente Online.



Patrícia Calé