
Segundo a edição de 2025 do Consumer Conditions Scoreboard, o comércio eletrónico entre países da União Europeia está a crescer. Os dados indicam que, em 2024, 35% dos consumidores compravam produtos online de outros países da UE. 27% compravam-nos de países fora da UE.
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Em comparação com os consumidores que optam por lojas físicas, os compradores online têm uma probabilidade acima dos 60% de se depararem com problemas com as suas compras.
De acordo com o Consumer Conditions Scoreboard 2025, os consumidores encontram frequentemente informação enganosa acerca de produtos e serviços online. 66% depararam-se com reviews falsas e 61% encontraram descontos demasiado bons para ser verdade.
Além disso, 40% dos consumidores europeus que participaram no inquérito encontraram informação confusa, enganadora ou tendenciosa ao fazerem compras online.
Já 45% depararam-se com fraudes online. Entre os esquemas mais comuns estão pedidos falsos de dinheiro para ultrapassar supostas dificuldades financeiras (23%) e táticas de phishing para roubar dados pessoais (21%).
Os dados indicam também que 93% dos consumidores que fazem compras online têm preocupações com anúncios direcionados, incluindo no que respeita à recolha de dados pessoais sem consentimento (71%), publicidade online excessiva (67%) e personalização (63%).
Os resultados do Scoreboard serão agora discutidos com os Estados-Membros da UE, e com associações de consumidores e empresas, em preparação para futuras iniciativas como a Agenda do Consumidor 2025-2030 e o Digital Fairness Act .
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