
Segundo a edição de 2025 do Consumer Conditions Scoreboard, o comércio eletrónico entre países da União Europeia está a crescer. Os dados indicam que, em 2024, 35% dos consumidores compravam produtos online de outros países da UE. 27% compravam-nos de países fora da UE.
Clique nas imagens para ver com mais detalhe
Em comparação com os consumidores que optam por lojas físicas, os compradores online têm uma probabilidade acima dos 60% de se depararem com problemas com as suas compras.
De acordo com o Consumer Conditions Scoreboard 2025, os consumidores encontram frequentemente informação enganosa acerca de produtos e serviços online. 66% depararam-se com reviews falsas e 61% encontraram descontos demasiado bons para ser verdade.
Além disso, 40% dos consumidores europeus que participaram no inquérito encontraram informação confusa, enganadora ou tendenciosa ao fazerem compras online.
Já 45% depararam-se com fraudes online. Entre os esquemas mais comuns estão pedidos falsos de dinheiro para ultrapassar supostas dificuldades financeiras (23%) e táticas de phishing para roubar dados pessoais (21%).
Os dados indicam também que 93% dos consumidores que fazem compras online têm preocupações com anúncios direcionados, incluindo no que respeita à recolha de dados pessoais sem consentimento (71%), publicidade online excessiva (67%) e personalização (63%).
Os resultados do Scoreboard serão agora discutidos com os Estados-Membros da UE, e com associações de consumidores e empresas, em preparação para futuras iniciativas como a Agenda do Consumidor 2025-2030 e o Digital Fairness Act .
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
John Travolta em modo robot? Optimus da Tesla mostra como se arrasa na pista de dança -
App do dia
Widgetable dá mais vida ao ecrã do smartphone com widgets partilhados entre amigos ou caras-metades -
Site do dia
50 dias para desbloquear conhecimento em IA com a AI Skills Fest da Microsoft -
How to TEK
Já viu o círculo azul no WhatsApp, Instagram e Messenger? É o novo Meta AI e (ainda) não o pode desligar
Comentários