Até ao final do ano, dois milhões de internautas em Portugal, a uma média de 5.480 por dia, terão adquirido 3,2 mil milhões de euros em bens e serviços através da Internet. Os valores, divulgados pela Associação do Comércio Electrónico e Publicidade Interactiva (ACEPI), representam uma subida de 23 por cento face a 2009.

"A compra através da Internet tem evoluído bastante nos últimos anos", quando "a taxa de penetração da Internet em Portugal já ultrapassa os 50 por cento da população portuguesa", refere Alexandre Nilo, presidente da ACEPI, citado pela Lusa.

O responsável adianta ainda que cerca de 20 por cento dos internautas portugueses, o triplo do que se verificava em 2005, usam regularmente o seu computador para fazer compras online.

Livros, discos, informática e telemóveis continuam a ser os objectos que lideram o "top nacional" de vendas online, mas o vestuário e a alimentação também têm vindo a crescer bastante.

Dados igualmente citados por Alexandre Fonseca, estimavam que a economia digital em Portugal no final deste ano deverá valer cerca de 13 mil milhões de euros, representando um peso de 8,2 por cento do PIB.

Os valores, que constavam de um estudo realizado pela IDC e apresentado em Outubro durante a conferência "Economia Digital: Como Fazer de Portugal um Caso de Sucesso", incluem tanto as transacções realizadas por consumidores individuais (B2C), como o negócio entre empresas (B2B).

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